INICIALMENTE PARABENIZO PELO SITE, POIS CONTRIBUI PARA MELHORAR A CULTURA DO NOSSO PAÍS.
GOSTRIA DE SABER A ORIGEM DA PALAVRA REDIBITÓRIO.
DESDE JÁ AGRADEÇO
Resposta:
Ficamos gratos pelas suas bondosas palavras.Essa palavra vem do Latim REDHIBITOR, "o que obriga a receber de novo um objeto que foi vendido", de RE-, "de novo", mais HABERE, "ter".
qual a etimologia da palavra alofonia ou o mesmo que alofone?
Resposta:
Em se tatando de "alófono", a origem é o Grego ALLOS, "outro", mais PHONÉ, "voz".
Boa tarde! Gostaria de saber a origem das palavras: robusto, axila e sovaco.
Resposta:
1) Do Latim ROBUSTUS, "forte e duro", originalmente "feito de carvalho", de ROBUR, "tipo de carvalho", derivado de RUBER, "vermelho", porque a madeira tem um tom avermelhado. 2) Do Latim AXILLA, "axila".3) Do L. SUBRACHIUM do latim tardio. SUB (por baixo) + BRACHIUM (braço), vindo do grego BRAKHION, "braço".
Ola gosta ria de saber o proceso de formação da palavra Citóstoma
Resposta:
Ela deriva do Grego KYTOS, "célula", mais STOMA, "boca".
Gostaria de saber se a origem da palavra cão, do latim canis, tem a ver com a antiga Canaã da Bíblia, porque os cananeus eram considerados desprezíveis pelos hebreus.
Resposta:
Não. CANIS vem do Indo-Europeu KWON-, "cão".E "Canaã" não tem etimologia definida, havendo várias hipóteses sobre ela. O que significa que não há ideia definida sobre o assunto, como é comum em nomes geográficos de grande antiguidade.
Nham, nham! Uma deliciosa goiaba, bem vermelhinha me convidou a devorá-la. E quando estava quase no fim, vi um BORÓ gordo feito um porco. Eca, eca! Ainda por cima tive que ouvir a famosa frase: “Bicho de goiaba, goiaba é!” Sensação “horrorível”.
Corós e goiabas à parte, TETEIA tem origem?
Interessei-me também por TECA, mas aquele recipiente pequeno onde se coloca a Eucaristia para levar aos enfermos. Será que é a mesma origem do famoso TECO dos pidões?
Resposta:
Sabe o que é pior do que encontrar um boró ao morder uma goiaba? Encontrar metade...O nome dele parece vir do Tupi, mas não se sabe ao certo.Claro que "teteia" não tem origem conhecida, se você escolheu.Essa "teca" vem do Grego THEKE, "caixa, depósito, estojo".O "teco", não se sabe de onde vem.