Palavra cerne

origem

Palavras: cerne

Mas floxina não é o princípio ativo de um remédio, coisa assim? Laryssa, não seria Gérbera a flor a que se referiu? Eu tinha, a lesma comeu.Beijokaz.
Sobre sabugo ser a medula leve e esponjosa etc. , isso me fez lembrar de CERNE, parece que de origem desconhecida, não sei bem. E de âmago, seu sinônimo. Uma bela palavra que tem o sentido igual: o interior. A medula da árvore e a nossa, não é boa a imagem?
A parte central do tronco da árvore, lado de fora, a casca, chama-se ALBURNO. Vem do Latim “alburnum”. A poeta que mora dentro de mim queria achar similaridade com a nossa pele, mas ainda não achei. Ainda…
Fiquei inibida com a censura, não deixar a gente divagar quando comenta palavras ao perguntar sobre elas. E tem o fardo que estou carregando e me toma muito tempo. Bem, eu não sei fazer diferente. Não sei chegar e escrever: ORIGEM DE CERNE? E aí cair fora, talvez nem voltando para ler respostas.
Bom fim de semana para todos !!

Resposta:

Talvez você esteja pensando em determinado antibiótico com nome comercial parecido com essa palavra, o ácido (±)-9-fluoro-2, 3-dihidro-3-metil-10-(4-metil-1-piperazinil)- 7-oxo-7H-pirido [1,2,3-de]-1, 4-benzoxazino-6-carboxílico, que é uma quinolona.

Cerne vem do Espanhol CIERNE, “interior, âmago”, do Alemão KERN, “núcleo, caroço”.

Nossa pele tem ampla inervação, a casca das árvores não tem isso. A comparação fica prejudicada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!