Palavra chimango

Regencial

Palavras: caramuru , chimango

Origem do nome de três grupos do período regencial brasileiro: Caramurus, chimangos e farroupilhas.

Resposta:

a. Do Tupi KARA’MURU, “moreia”.

b. Origem desconhecida.

c. Entre em nossa Lista de Palavras e olhe pela origem de farrapo.

Agradecimentos

Palavras: chimango , iaiá

Sou grato, amigos. Ri do ”antigo cliente”. Queria que as pessoas se interessassem mais, pois por mais que não seja aparente, saber etimologia expande o conhecimento do idioma e ajuda a aprender novas palavras devido ao conhecimento de radicais e origens vistas previamente.

Fica meu agradecimento por ajudarem sempre que podem.

Para manter o costume, hehe, saberiam dizer de onde vem o laiá usado em letras de samba? Será que o laiá de desaprovação tem nisso sua origem? Na falta de ter o que dizer e para não ficar indiferente se diz tal palavra?

O chimango que Adoniran barbosa usa na letra e no comercial da cerveja, depois de MUITA busca, um site disse tratar-se de liberal, mas… pouco convincente.

Por fim, essa talvez seja mais simples. Li que Noel Rosa se casou numa pretoria por engravidar uma jovem e havia pretorias. Um site definiu como a sala do delegado, e achei esquisito demais ser intimado a casar-se numa delegacia.

Independente de responderem ou não reitero o agradecimento, e não desanimem, se fizerem a diferença para uma pessoa apenas, a diferença no mundo foi feita.

Resposta:

Antigo cliente, sim senhor. Daqueles cujas visitas demonstram um interesse firme pela matéria.

Temos também a convicção de que lidar com ela facilita e ilumina o estudo. Só lamentamos as nossas incapacidades eventuais, mas isso é do ser humano.

Iaiá é uma alteração de sinhá.  E “sinhá” é um diminutivo carinhoso de “senhora”, que vem do Latim SENIOR, “mais velho” e portanto “respeitável”.

Mas não conhecemos o uso dessa palavras como desaprovação.

chimango viria do Quéchua, de origem imitativa. Usou-se, na política do Rio Grande do Sul, a partir de 1915, a partir do livro “Antônio Chimango”, que atacava o político Borges de Medeiros. Em comparação com o falconídeo deste nome, ave rapineira e oportunista, foi usada pelos conservadores para designar os liberais. Portanto, o site em que v. pesquisou estava certo.

Essa da Pretoria é um exemplo da etimologia popular, coisa muito perigosa. Tal palavra vem do Latim PRAETOR, “o que vai à frente, um cônsul à testa de um exército”, derivado de PRAE-, “à frente”, mais IRE, “ir”. Em nossa terra designa um juiz de categoria abaixo da de Juiz de Direito.

E consta que, em certas épocas, quando um rapaz fazia mal a uma moça, ele era mesmo obrigado a casar pelas autoridades.

Esperamos ter respondido satisfatoriamente e pode crer que nos sentiremos úteis enquanto tivermos clientes como você.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!