Palavra lítio

ói eu travezz

Palavras: lítio , tomara

Bisnaga tem a ver com panacéia e as telas de canvas em que pinto tem a ver com maconha. Esse mundo tá perdido, diria vovó.
Eu vim perguntar sobre lítio e suas derivações. Eu me interesso pelo parentesco entre palavras pq daí posso deduzir outras – se aprendo a raiz vou ligando as noções sozinha.
Lesão lítica: no osso! Mas LITO é pedra pelo que sei. Osso não, e se for assim será uma comparação bem bobinha. Lítio é remédio, não pedra, mas vem de alguma pedra? Bem… tudo o que existe vem do que já existe, só reformulado pq não se traz ainda coisas de outro planeta. A água que uso hoje pode ter sido a mesma do banho que o Chico Buarque tomou no ano passado, evaporou e caiu de novo. Tomara (tomara é outra pergunta, não cheguei ainda às seis permitidas).
Mas a mim parece que tem muita coisa com LITO, muita palavra derivada ou não? Pode me esclarecer, Mestre? Bigada desde já, abração a todos!

Resposta:

Vovó sabia das coisas.

Certo, saber as raízes nos leva a viagens muitas vezes não sonhadas.

Pois veja só, lítio vem do Grego LITHOS, “pedra”, sim. É remédio extraído de pedra. Farofinou.

E, para tornar tudo mais estranho, o dito elemento foi descoberto em 1800 num mineral que foi descrito pela primeira vez  por nada menos que nosso prócer José Bonifácio de Andrada e Silva, que era químico além de político. Alguns anos depois se localizou nesse mineral, a petalita, um elemento que foi chamado de lítio por ter sido encontrado em pedra, ao contrário do sódio, descoberto a partir do sangue, e do potássio, descoberto em cinzas de plantas.

Quanto aos ciclos, é tudo verdade.

tomara é uma interjeição derivada do verbo tomar, mas não nos pergunte por que. Nem nos pergunte a origem deste vetbo, que é desconhecida.

A turma da Redação manda saludos.

Estequiometria

As origens de:

Estequiometria
Permutação
Evil
Lítio

Obrigado!

Resposta:

1) Do Grego STOIKHEION, “elemento”, mais METRON, “medida”.

2) Do Latim PERMUTARE, “trocar por completo”, de PER, “completamente”, mais MUTARE, “trocar”.

3) Do Inglês antigo YFEL, “mau, ruim, perverso”.

4) Dado em 1818, a partir do Grego LITHOS, “pedra”; escolhido para fazer distinção de duas bases previamente conhecidas e que tinham origem vegetal.

Origem Da Palavra