Palavra princípio

Primeiro

Crianças, já que está chovendo e não dá para ir para o pátio, nós vamos lidar com um assunto muito importante. Prestem bem atenção:

Uma raiz Indo-europeia gerou uma enorme família que se espalhou pela História e pela Geografia. Ela significava “antes, à frente”. Em Grego passou a ser prin, com o mesmo significado, em Latim passou a primus, idem.

Algumas palavras que usamos todos os dias e que vêm diretamente daí são:

Primeiro, primitivo, primal, primário, princípio: “o que vem na frente ou antes de todos, o que está no começo”. First em Inglês tem a mesma origem, embora pareça tão diferente. Com o tempo, os sons diferentes dos idiomas germânicos levaram a essa mudança.

O aluno que não se comporta direito ? Podemos chamá-lo de pri-mi-ti-vo!

Príncipe: veio de primus e capere, ambos do Latim. A segunda palavra significa “pegar, tomar”. A expressão queria dizer “o que toma o primeiro lugar”.

Aqueles que forem estudiosos hoje poderão um dia fazer concurso para Príncipe. E quanto às meninas, parem de pensar que basta serem bonitinhas que um dia vai aparecer um Príncipe para as levar ao seu castelo e lhes dar vida boa. Se não estudarem e não puderem ganhar dinheiro para ajudar a manter o castelo, nada feito!

Priscila: vejam só, o nome de tantas menininhas bonitas de agora é um diminutivo e significava, em Latim, nada menos que “velhinha” e também vem de pro-. A palavra “prisco” existe em Português e significa “antigo, venerável. Agora quase só se usa na expressão “em priscas eras” – que quer dizer “antigamente” – e olhe lá.

Falando em expressão, a priori tem a mesma origem, e quer dizer “inicialmente”,  uma expressão que se usa quando a gente corre o risco de ser completamente desmentido no que disse. Quando alguém prova que estávamos errados, a gente diz: – “Eu falei apenas a priori“.

É bom vocês irem aprendendo certos truques úteis para a vida adulta…

Presbiopia, presbiacusia, que significam a diminuição da capacidade de ver ou de ouvir devidas à idade também vêm dessa raiz, através do Grego presbys, “velho”. Presbitério, a morada do sacerdote, também. O prior do convento é o que manda, o que vem antes. Que é, Arturzinho? Não, o prior não é o que fala sempre a priori. Muito engraçadinho, agora fique quieto.

Primo, como parente: veio da expressão latina consobrinus primus, “o primeiro que é sobrinho também”, em oposição aos mais distantes primos segundos, terceiros, etc. Aquele também pode ser chamado primo germano, ou seja, primo verdadeiro.

Princeps: é a palavra usada para designar a primeira edição de uma obra. É a edição que veio primeiro e que por isso se tornou a principal para os estudos filológicos. Vocês dificilmente vão ler um livro destes, mas qualquer coisa que leiam faz bem.

Viram só como as palavrinhas têm as suas famílias, que nem vocês? Se vocês se comportarem bem a Tia aqui pode ensinar muito mais coisas bonitinhas assim.

Como, Danielzinho? Pois então está bem: se vocês se comportarem mal eu vou ensinar essas coisas!

Resposta:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!