Palavra tropa

Riso maquiavélico

Rolo é com a gente, mesmo, Aninha! Acho bom parar com o bordado por aqui, senão ALGUÉM vai puxar nossas orelhas e nos colocar de joelhos na brita! BRITA, BRITÂNICO, BRITADOR, BRITADEIRA e BIRITA. Quiá! Quiá!Quiá! (Credo! Parece risada de bruxa).

Mas não são essas palavras que eu quero, não. VITILIGO e ESTRIPULIA (coisa que faço diariamente). Vi, ti ligo; não vi, não ti ligo.

Aproveito a deixa para avisar meus fãs que ausentar-me-ei por uns dias… Sem choro, minha gente! Volto em breve, a todo vapor. Não se esqueça de me mandar umas maçãzinhas, Aninha!

Beijo, beijo!

ps: acabei de escrever o assunto e fiquei assuntando: maquiavélico vem de Maquiavel ou o contrário?

Resposta:

“Vitiligo” parece derivar do Latim VITIUS, “imperfeição, mancha na pele, marca”.

A outra  vem de “trepolia”, derivado de “atropelar”, que vem de “tropel”, do Francês antigo TROPEL, “rebanho”, do Frâncico THROP, “tropa, rebanho”.

Mas claro que o adjetivo vem do nome do senhor que viveu nos séculos XV – XVI e que escreveu coisas muito interessantes, Niccolò Macchiavelli.

Boas férias, aproveite mas não abuse.

Atlas

numa pergunta sobre Atlântico, responderam: 4) Do Grego ATLANTIKOS, “referente ao monte Atlas”, que fica na Mauritânia. Atlas é o nome de um deus mitológico, aquele que segura o mundo nas costas… Sempre pensei que o nome Atlântico fosse diretamente ligado a alguma façanha deste deus, e não indiretamente relacionado… bom… só para não dizer que vim até aqui apenas para divagar e que não perguntei nada, seguem 6 palavras: topeço, tropa, flerte, astucia, pederasta e prevaricar

Resposta:

Sim, há essa relação. O Monte Atlas simbolizava justamente o filho de um Titã (não um deus) que lutou contra Zeus, que depois de vencer seus inimigos condenou Atlas a sustentar para sempre o peso do céu em seus ombros.

O Monte Atlas original era na Grécia, mas Heródoto posteriormente o situou no local atual, na África do Norte.

1) Não conhecemos esta palavra.

2) Do Francês “grupo de pessoas, bando, tropa”, provavelmente do Frâncico THROP, “reunião, assembleia”.

3) Esta é meio complicada. Vem do Inglês TO FLIRT, incialmente “desprezar”, depois “bater ligeiramente”; então passou a designar uma jovem de costumes liberais e só então, pelo fim do século XVIII, adquiriu o signiificado de “cortejar, demonstrar interesse amoroso”.

4) Do Latim ASTUTIA, “trapaça, armadilha, logro”.

5) Do Grego PAIDERASTES, “o que pratica sexo com meninos”, de PAIS, “criança”, mais ERASTES, “amante”, de ERASTHAI, “amor sexual”.

6) Do Latim PRAEVARICARI, “desviar-se, ser conivente, aceitar suborno, transgredir”, literalmente “passar por cima”, de PRAE, “antes, por cima”, mais VARICARI, “afastar as pernas para ultrapassar um obstáculo”, de VARUS, “torto, curvado”.

 

Origem Da Palavra