Caracu

Saudações aos queridos Mestres.

pedir a etimologia de Caracu ,é semelhante pedir o étimo de vaca holandesa .A raça Caracu teve sua formação na frança e entraram várias raças de origem portuguesa (como a Minhota e a Alentejana) e de origem espanhola. Também recebeu sangue de várias raças de outros troncos como da raça Turina de origem holandesa e sangue de raças africanas.! No final do século IX foi introduzida no nordeste do Brasil ,com maior precisão no Ceará na cidade de Sobral no ano de 1817 em que na ocasião o nome dado pelos índios era kara-ku que de fato, como consta na busca é tutano em guarany .mas vamos além: ‘a serra do Caracu fica entre os rios Curu e Acaracu e ainda o rio Caracu, na vila de Sobral,como eu supra-citei , Sobral noutro tempo chamava Caracu .Com a chegada dos zebuínos a raça só não foi extinta devido ao esforço de alguns criadores.A iniciativa em 1893 foi da família Carvalho Dias de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. e ficou conhecido como ‘Caracu Caldeano’.
Existe um homônimo em guarany caariacu que significa ‘bixo que esconde no mato’,embora homônimos ,kara-ku é tutano neste idioma.
Quando esta raça foi introduzida em Minas Gerais fora chamado de ‘cara curta’ para identificar uma das características do bovino.e por coincidência esta raça ter sido introduzida em M.G oriunda de Sobral que na época era kara-ku .
esta raça pertence à classe Bos-Taurus [boi forte]que são taurinos europeus .normalmente a etimologia não provem de vernáculos,mas a partir das qualidades ,cito ex: RESTAURANTE =RE=RETORNAR E TAURUS =FORTALECER.
ME PERDOEM MAIS UMA VEZ ,E DISPENSO ELOGIOS ! ABRAÇOS À TODOS .

Resposta:

Pode dispensar elogios mas não conseguirá evitar nossos agradecimentos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!