Hipódromo marítmo

Palavras: hipocampo

Olá! Estes cavalos-marinhos vão me matar de curiosidade. Há um mês que estou tentando entendê-los. Antes era porque quase não se movem, hoje é pelo nome deles. O problema veio pelo seguinte:

Cavalo-marinho é bem claro, vem do formato do bicho (cavalo) e seu habitat (marinho). Mas seu outro nome é “hipocampo”. “Hipo-” é cavalo, fácil.

Dúvida 1 (o nome): Qual a origem de “hipocampo”?

Dúvida 2 (campo): Este “-campo” no nome dele teria a mesma origem como em um campo de futebol ou aqueles belos campos verdes nos vales?

Dúvida 3 (hipo): Hipo- é cavalo em “hipopótamo” e “hipocampo”. Mas é “baixo” em “hipotermia” e “hipotensão”. Quando eu era mais novo pensava que “hipotermia” teria a ver com temperatura de cavalo… não ria! Me conte: as palavras (a) tem a mesma origem, (b) foram escritas iguais com o tempo, mas eram diferentes ou (c) são realmente idênticas, mas duas palavras diferentes.

Um grande abraço! (Morri de rir ao procurar a origem de “capataz” hahaha)

Resposta:

Os hipocampos são meio misteriosos mesmo. Geralmente não contam que seu nome vem do Grego HIPPOS, “cavalo”, mais KAMPOS, “monstro marinho”, possivelmente relacionado com KAMPÉ, “lagarta”.

Logo, sua Dúvida 2 está esclarecida.

Gostamos do pensamento sobre temperatura de cavalo. Demonstra cultura.

Quanto à Dúvida 3, HIPPOS era cavalo em Grego e HYPO, “abaixo”. Eram palavras escritas e pronunciadas de maneira diferente. Mas, com o tempo e a diferença de alfabeto, acabaram dando no mesmo apositivo em nosso idioma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!