Ligação cabelos versus poder.

Palavras: cabelo

Bom dia. Não somente por usar cabelos compridos desde que me entendo por gente e me chamar Cesar, sempre fiquei conjecturando, da ligação talvez tênue entre cabelos longos e poder. Fico pensando nos títulos Caesar, Czar, Kaiser (que presumo ser de mesma origem), e no significado do nome Cesar como \\\\\\\”aquele de cabelos compridos\\\\\\\”, bem como várias lendas existentes como Sansão que vinculam poder aos cabelos. Daí pensei que a resposta talvez estivesse na etimologia da palavra \\\\\\\”cabelos\\\\\\\”. Parabéns pelo sitio, gostei muito, fiquei horas nevegando impressionado com muitas origens/vínculos etimológicos. Grato.

Resposta:

Inicialmente, agradecemos pelo elogio e ficamos contentes por você ter entendido e apreciado nossa intenção ao fazer este site.

Quanto ao que você fala, parece ter existido na história  uma relação psicológica  entre comprimento de cabelos – ou talvez mais entre a permissão de ter cabelos longos – e o exercício de poder.

Tanto que os escravos, na antiga Roma, tinham o cabelo raspado e, por isso, eram ditos MUTILI, “mutilados”.

Mas não será na etimologia da palavra “cabelo” que você encontrará a causa, pois  ela deriva do Latim CAPILLUS, que vem de CAPUT, “cabeça”, onde eles costumam se encontrar. 

A causa deve estar em algum outro lugar. E mais, observe que há séculos os que têm poder preferem a comodidade dos cabelos curtos.

E é verdade que os títulos que você cita todos derivam de CAESAR.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!