Pergunta #1

Caro Dr. Alaúzo

Meus amigos e eu temos o costume de ficarmos supondo possíveis orígens para nossos nomes e sobrenomes. Nossa vizinhança sempre foi alegre e acolhedora, más tudo mudou com a chegada de um novo vizinho!
Leopoldo, um carinha legal e simpático, jamais imaginou que seu nome pudesse desencadear tamanha polêmica e discórdia. Cada um aqui tem as suas teorias (uma mais estapafúdia que a outra) quanto à origem desse nome…

Eu tenho a minha:
Leopoldo = Leo (leão) + podos (patas) = patas de leão!

Que tal? Me saí bem no chute? Ou “viajei na maionese total”? hehehe
Por favor Dr. solucione este mistério para que a paz volte a reinar por aqui! Não aguento mais! As rajadas de metralhadoras dos grrupos mais radicais me acordam durante a noite!

Abração!
T.

Resposta:

Prezado Sr. T:

Gostei de ver que o Sr. sabe o suficiente de palavras gregas como para poder chutar como fez. Infelizmente, passou longe. As patas do leão deverão aguardar algum outro nome próprio.
Leopoldo é um prenome germânico. Forma-se de luit, “gente, povo” e pold, “bravo, audacioso”. O sentido é “o que é audaz dentre o povo”.
Aguardo ansioso para saber se esta minha pequena intervenção trouxe paz à sua região. Se não adiantou, sugiro fazer um abrigo de concreto bem reforçado.

Dr. Alaúzo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!