Relação etimológica

Bom dia, amigos.

Minha dúvida é sobre a relação entre as palavras fato ou facto (Latim FACTUM, particípio passado de FACERE, “fazer”) e ato (Latim actus, “algo feito, parte de uma obra, impulso”, de agere, “levar a, guiar, colocar em movimento”). Mais especificamente: na filosofia, há dois termos aristotélicos (‘dynamis’ e ‘enérgeia’) traduzidos para o latim como ‘potentia’ e ‘actum’ (em português, usamos ‘potência’ e ‘ato’), e significa, basicamente, aquilo que ‘pode ser’ e aquilo que ‘é’. O ser em ato, grosso modo, é um ser efetivo, que podemos sentir com os sentidos. Assim, a questão, para mim, fica em saber se há a relação entre ato e facto por haver as expressões ‘ser em ato’ ou ‘ser atual’ e ‘ser factual’, embora as já dadas explicações de vocês na lista de palavras. Aproveito, também, para perguntar se a palavra ‘atualidade’ se insere nessa relação.

Desde já, obrigado!

Resposta:

Caro Victor, a complexidade de sua pergunta coloca uns pobres amadores de etimologia num aperto. Não nos sentimos à altura intelectual adequada para poder dar-lhe uma resposta de todo confiável, infelizmente.

Atualidade vem do Latim ACTUALIS, “relativo à ação, ativo”, de ACTUS, “um feito, impulso, ação”, de AGERE, “colocar em movimento, agir, fazer”.

Origem Da Palavra