Pergunta #7562

SAUDAÇÕES.
Gostaria de saber a origem desses dois nomes bíblicos “JAEL e SÍSERA”.

Obrigado…

Resposta:

Ambos são hebraicos.

1) "Cabra dos montes".

2) "Criança".

Pergunta #7561

Tá muito calor aí em SP? Parece que sim, pois o mestre está meio assim assim : álcool não tem nada do ôvo, certo? Aí alcOÓlatra fica estranho… (já sei, é sufixo…).
Taxidermia afinal não sei como pode ser(taxar a pele?, arrumar a pele? e o resto do corpo?). E estereotaxia, é arrumar externamente? Tadinha da Bete, sofreu no exame.
Eu algumas vezes penso que peguei a pista certa, quando estou escrevendo, mas fico na dúvida. Aí peço socorro, o que acaba dando em confirmação de sua parte, vez em quando – a isto chamamos farofinar. Entendido?

Resposta:

SP? Como assim?

Ela está louca por um rolo mesmo. Quando começa é que nem buldogue, só larga depois de mastigar tudo e engolir.

O "OO" de "álcool" é porque ele veio do Árabe AL-KUHUL, "pó fino para pintar os olhos", de KAHALA, "pintar, tingir".

A "Taxidermia" trata de "arranjar, ordenar" a pele do animal para que pareça vivo.

Certo, "a isto chamamos farofinar".
A "Estereotaxia" permite orientar, "arranjar" espacialmente um instrumento para determinados fins.

Pergunta #7560

Opa, galera!

Qual seria o significado da palavra SYNESTHESIA?

Agradeço a quem puder colaborar.

Resposta:

Chii, Iks! Para significados, você terá um serviço muito melhor num mdicionário comum. Aqui nós trabalhamos é com a origem das palavras.

Pergunta #7559

… tem outra palavra aqui, rondando como buzina de ambulância, pois estou escrevendo (quando a coluna deixa) uma história nova. É o prefixo “oo” .Sim, senhor!
Tem um grego aí no meio, o óon de grão e Ôvo (olha o ôvo aí de novo!).Oolítico é um exemplo, oologia outro. Penso que se refere à forma redonda e que existe uma analogia entre redondo e “total”, cheio, completo.
Faz sentido? Que raio de “oo” é esse?

Resposta:

Mas que raio de rolo é este? Você primeiro explica e depois pergunta!
OÓN é "ovo" em Grego.
Não é um OÓN de Colombo?

Pergunta #7558

E tem uma palavra aqui, rondando feito mosca de padaria: TAXI. Levei minha empregada para fazer um exame chamado ESTEREOTAXIA, que suponho vir de alguma palavra usada no sentido de orientar.E existe uma técnica de conservar corpos chamada taxidermia;esta não me parece ter ligação com orientar, mas sabe-se lá…
E existe o taxi, meio de transporte, cujo nome pressinto vir de taxar, cobrar com o taxímetro, essa é mole.
Queria saber se tudo que deriva de taxi acaba vindo de uma mesma origem ou se foi economia no uso.É por demais específico este prefixo para servir a tantos gostos.

Resposta:

O meio de transporte vem do Inglês TAXIMETER CAB, do Francês TAXIMÈTRE, do Alemão TAXAMETER, do Latim TAXA, de TAXARE, "cobrar, pôr preço".

As outras vieram do Grego TÁXIS, "ordem, arranjo", de TASSEIN, "arranjar, colocar em ordem".

Você farofinou.

Pergunta #7557

Bom dia! O Rodrigo perguntou sobre agradecimento e a sua resposta, mestre, foi dar em “ligar”. Mas e o verbo obrigar, no sentido de sujeitar – que vem do Latim obligare? São parentes?
Devo me justificar dizendo que os meus dízimos atrasados estão depositados em juízo, por falta de informações do tipo: para onde se deve mandar? No meu contrato consta a cláusula “enviar diretamente aos credores”, que até o momento só sei que estão em SP…

Resposta:

Sim, "obrigar" como "mandar, sujeitar" é a mesma palavra; quem obedece é porque está ligado por injunções legais ou mesmo pela força.

Hum, é nisso que dá ter marido advogado...

Será que nossa sede é mesmo em SP? Há alguma prova? Bem, deixa pra lá.
; ?>