Botânica

Olá, gostaria de agradecer pela grande ajuda e rapidez na respostas anteriores sobre os elementos da coagulação. Com certeza, vocês devem compreender como ajuda na compreensão da origem de nossa cultura e nas fixações de nossos estudos rs.

Agora, podem me ajudar com mais estas?

1- Oosfera;
2- Anterozóide;
3- Arquegônio;
3- Atraqueófito.

Até mais e paz para vocês.

Resposta:

Agredecemos suas bondosas palavras. 1) Do Grego OON, "ovo", mais SPHAIRA, "objeto redondo, esfera". 2) Do G. ANTHOS, "flor", mais ZOON, "animal". 3) Do G. ARKHE, "o que vem antes, o que está à frente, mais antigo", mais GONOS, "semente, fecundação, rebento"., 4) Tem certeza de que se escreve assim?

Etimologia/ origem

A origem /etimologia da palavra EMBORNAL/BORNAL

Resposta:

A origem é discutida; sugere-se que seja o Latim LABURNUS, "forragem para animais", de onde se nomeou um saco de tecido apropriado para alimentar animais.

Etimologia

Gostaria da etimologia das palavras ‘bemol’ e ‘baião’

Grato

Resposta:

1) Da tradição da notação musical antiga de chamar a nota si de "b". No canto gregoriano, esta era a única que podia ter uma entonação "baixa", quando o "b" era representado com o seu ventre redondo normal, (daí o b molle ou bemol) ou  "alta", quando ele era representado quadrado, o que deu origem ao bequadro. 2) Seria uma alteração de baiano em sua acepção de "tipo de dança".

origem da palavra bluetooth

OI gene eu gostaria de saber qual a origem da palavra bluetooth , ou seja , qual é a sua lingua original,vem do latim?arabe?autraliano?

por favor me ajudem

Resposta:

BLUETOOTH é do Inglês e quer dizer "dente azul". É uma tradução do Escandinavo BLATANN, que era o apelido do rei Haroldo (cujo dentista não devia ser grande coisa) da Dinamarca e partes da Noruega, que forçou tribos discordantes a fazerem parte do mesmo reino. A ideia da empresa é que ela reúne num padrão único diferentes protocolos de comunicações, com o o bom rei Haroldo fez com as tribos.

plot

Gostaria de saber a origem da palavra em inglês plot e se ela compartilha algum raiz com a palavra em português locar visto que ambas podem ser usadas para “marcar um ponto de coordenadas conhecidas em um diagrama”.

Resposta:

Plot é do Inglês antigo PLOT, "pequena área de terra", descrita em nossas fontes como "palavra de múltiplas origens". Um dos seus significados, usado em nossa palavra plotagem, é o de "mapa, esquema, esboço". Locar vem do Latim LOCUS, "lugar". Não é impossível uma relação etimológica remota entre ambas, mas de momento não temos informação suficiente para afirmar isso.

Origem

Olá!

Por favor, qual a etimologia de “pelágico”?

Grato.

Resposta:

É o Grego PELAGIKOS, "relativo ao mar", de PELAGOS, "mar", do Indo-Europeu PELAG-, "espalhar".

Pergunta

Etimologia da palavra entomologia (obs: não consta na lista de palavras, embora quando é colocada para pesquisa ela apareça secundariamente em algum comentário – sem sua etimologia).

Resposta:

Ela foi cunhada em Francês am 1764, a partir do Grego ENTOMOS, "inseto", mais LOGOS, "estudo, palavra, tratado". E ENTOMOS se forma por EN-, "em", mais TEMNEIN, "cortar", pois são animais que se apresentam com segmentações no corpo.
; ?>