Formaliter

Caríssimos mestres
Origem e Etimologia para” formaliter”
from Latin formalis formal — more at formal.Definition of formaliter
: formally; especially : with reference to Aristotelian form!adv latino especialmente normalmente usado com referência à forma aristotélica!
abraços à todos e mais uma vez pedindo escusas pela ingerência !

Resposta:

Obrigados.

Palavra Olá

Eu vi uma resposta no site sobre esta palavra, onde havia a informação que ela já é usada há mias de 500 anos, queria saber como soube essa informação.

Recentemente fiquei muito obcecada por ela.

Resposta:

Nós a obtivemos no Dicionário Houaiss.

caibalion

Caríssimos mestres
alguém perguntou sobre a origem da palavra “caibalion” ,em português se escreve assim ,mas a palavra original é “kaibalyon” ,um anglo-helenismo sofisticado deu origem à esta palavra e que é derivada do hebraico “kabaláh” =receber ,isto porque a kabaláh sendo ocultismo só se pode estudar “recebendo” de um kabalista!O Caibalion (Kybalion) é um livro esotérico e ocultista e fora escrito por três indivíduos que se auto-intitulavam “os iniciados”foi publicado em 1908 e discorre sobre os princípios herméticos, tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da” Lei da Atração” e do movimento do” Novo Pensamento”.mais uma vez perdão pelo pitaco,e,desejo à todos felicidades na mesma medida da sabedoria dos caríssimos Mestres !

Resposta:

Sempre agradecidos pelos seus sábios pitacos.

ALMOCREVE

Caríssimos mestres
vocês tem razão na resposta,de fato é uma palavra árabe ,mas o correto dizer é:”A´LMOGRAV “,este “A´” com este sutil acento é para dar um som gutural e quer dizer : MARROQUINO em idioma árabe como já citado!
felicidades e paciência comigo,às vezes me pego inspirado ,e este site e claro ,os amáveis mestres ,são de sedutora sabedoria e não sei quais palavras para serem traduzidas o quão me é satisfatório visitá-los e poder receber sabedoria e cultura aos borbotões quando,salvo juízo melhor,estamos em um país carente e decadente ,destruindo tão belo idioma!abraços !

Resposta:

Caro Efraim, aqui quem tem sabedoria aos borbotões é você. Mais uma vez gratos pela sua colaboração.

Medicina

Gostaria de saber a origem da palavra intertrigem.
Obrigado!

Resposta:

Esta doença inflamatória da pele também chamada intertrigo, recebeu seu nome do Latim INTER, "entre", mais TRIGO, particípio passado de TERERE, "esfregar, roçar, atritar".

Ornitologia

Peço o favor de fornecer a origem da palavra “guaracava” ou, alternativamente, “guracava”.
Trata-se de nome popular de uma série de aves tiranídeas.
Gostaria de saber, se é que existe, o significado do termo, e seu local de origem.

Resposta:

O único que pudemos  descobrir sobre ele é que se lhe atribui origem Tupi. O material existente sobre etimologia desse idioma não é dos melhores.
; ?>