The Sundering/banewreaker

Boa tarde!
Li uma obra de uma autora norte-americana e vi que a série é chamada de The Sundering, em que já começa a dúvida para qual melhor termo em português isto poderia ser traduzido. O verbo ‘to sunder’ vem de ‘sundrian’, do inglês antigo, ou ‘sundr’, do nórdico antigo. Assim, fiquei na dúvida se soaria melhor “A Cisão”, “A Separação”, “A Partilha” ou o quê…
A outra dúvida é quanto ao nome do primeiro livro, “Banewreaker”. Como vim até aqui ao site de vocês verificar o ‘infligere’ latino, será que “Infligidor da Ruína” soaria bem? Que sugestões poderiam dar, por gentileza?
Agradeço.

Resposta:

Caro João Batista, aqui não lidamos com traduções ou versões, mal damos conta de um pouco de Etimologia. Mas pudemos ver que você é uma pessoa informada e, como admiramos muito o ofício de tradutor, atrever-nos-emos a falar algo sobre o assunto em pauta. Mas não esperamos resolver suas dúvidas, apenas entregar mais material para pensar. Para saber mais sobre SUNDERING, precisaríamos ter alguma noção sobre o cerne da série televisiva. Veja que cisão traz uma conotação mais de divisão de partidos ou grupos; separação nos faz pensar mais em rompimento de laços afetivos pessoais ou de afastamento físico entre áreas; já partilha implica em repartir posses materiais entre indivíduos. Já Infligidor da Ruína, embora passe o sentido corretamente, soa meio mal, não lhe parece? Se temos que sugerir, pensaríamos mais em Causador do Mal. Esperamos ter ajudado, mas não nos leve muito a sério.

Origem da palavra Calistenia

Boa tarde! Gostaria de saber a origem da palavra calistenia.

Obrigado!

Resposta:

Ela foi formada a partir do Grego KALÓS, "belo, bonito, agradável", mais STHÉNOS, "força".

Significado da palavra: terreno, lote e imovel

Parabéns, pelo trabalho, gostaria de saber o significado das palavras: terreno, lote e imoveis.

Obrigado.

Resposta:

1) Olhe por esta origem em nossa Lista de Palavras. 2) Do Frâncico HLOT, "o que cabe a cada um". 3) Do Latim IMMOBILIS, "o que não pode se mover", de IN, negativo, mais MOBILIS, "o que se move", de MOVERE, "mover-se, deslocar-se".

origem da palavra “Yoga”

Qual a origem da palavra “Yoga”?

Resposta:

Do Sânscrito YOGA, "união, conjunção", de YUNAKTI, "ele une".

Significado de palavra tupi

Bom Dia,
Sei que a palavra Murupi significa um tipo de pimenta da Amazônia, mas gostaria de saber o significado do que é MURUPI na língua tupi. Deve significar algo assim como aquilo que arde ou que dá sabor. Ou seja, qual a etimologia da palavra? É uma pesquisa para meu filho na escola. Muito Obrigado.

Resposta:

Sua ideia é pertinente. Infelizmente o material sobre etimologia indígena é escasso e de pouca confiança. O que o dicionário diz sobre o assunto é que a origem é obscura.
; ?>