Origem da Palavra

Olá!

Gostaria de saber a origem de três termos teológicos:

1- Ileidade (Levinas);
2- Conatus (Espinoza);
3- Enação (Maturana).

Muito Obrigado.

Resposta:

  1. Não encontramos fonte que confirme, mas se nos afigura que derive do Latim ILLE, "ele".
  2. CONATUS, esforço, tendência, impulso", é o particípio passado do verbo latino CONARI, "tentar".
  3. Inventado por filósofos na década de 70, é do Espanhol EN ACCIÓN, "em ação, em funcionamento".

Trabalho com retalhos

Salve, salve!

Como anda, estimado amigo? Pela falta de menção do meu nominho, creio já ter esquecido Larys e étimos de origem obscura…
Gostaria de uma explicação técnica acerca de PATCHWORK. A origem é óbvia, mas prefiro seus esclarecimentos cheios de mesuras…

Ando inovando em meu laboratório culinário. Aguarde!

Resposta:

Jamais esquecida. Outro dia ainda Tia Odete perguntava por você na hora do lanche. Essa palavra, que significa "trabalho feito de remendos", é de 1680 e se forma por PATCH, aparentemente do Latim PEDACEUM, "alguma coisa medida", ligada a PEDARE, "medir uma dimensão em pés", mais WORK, do Inglês antigo WEORC, “trabalho, atividade”, de mesma origem que o  Grego ERGON, de mesmo significado. "Mesuras", vejam só!

Origem da Palavra

Olá! Qual seria a origem da palavra Proteômica.=)

Resposta:

Ela foi formada a partir de PROTEIN, que vem de PROTO, “primeiro, inicial”, mais o sufixo usado em substâncias químicas –ina; a segunda parte é de GENOMICS, de GENOME,  de GEN, "gene", mais CHROMOSOME, "cromossoma" (a origem destas duas se encontra em nossa Lista de Palavras).

Nome

Origem da Palavra Guineto

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe o verbete origem de sobrenomes.

Etimologia da palavra Azulejar

Olá! Meu filho teve uma tarefa da escola que pedia para escrever palavras derivadas de azul. Pesquisamos e encontramos, para nossa surpresa, azulejar (tornar azul). Não conhecíamos esse significado para essa palavra, nem a professora. Agora estamos numa busca de informações para verificar se nossa pesquisa está correta. Se puder nos ajudar, agradecemos.

Resposta:

Azulejar tem dois significados em Português. Um deles é "tornar azul", e como tal deriva do Persa lazward, “azul, lápis-lázuli (a pedra)”. O outro é o de "revestir de azulejos", de azulejo, que vem do Árabe az-zulaiji, “pedrinhas lisas”; nada a ver com a cor azul.
; ?>