Origem

Obrigado por sua ótima resposta. Mas, penso eu, seria o Latim uma língua pura, ou teve também influência de outras e, em caso afirmativo, então poderia se dizer que a palavra sekw ofereceu uma remota origem ao vocábulo signum, ou não?

Resposta:

Naturalmente o Latim não é uma língua desprovida de elementos anteriores a ele, se é isso o que você quis dizer com "língua pura". E sim, o Indo-Europeu sekw- "seguir", originou a palavra signum.

Ser muito semelhante

Estou um tanto atrapalhado com a origem dos termo confuso e confundir. Para evitar equívoco ao misturar diversas coisas, venho perturbar-lhes.
Grato.

Resposta:

Ambas vêm do Latim confusio, “mistura, desordem”, de confundere, “misturar, transtornar”, formada por com-, “junto”, mais fundere, “derramar, fazer fluir”. Só que confuso é o adjetivo e confundir é o verbo.

tópicoavançado

A palavra currículo significa no sentido mais amplo do termo, percurso, curso, carreira arte do correr pode-se compreendido como o caminho da vida os ,sentido a rota de uma pessoa ou um grupo de pessoa nesse contexto é possível afirmar ?
o currículo é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteresadas do conhecimento social

Resposta:

Prezado Lucas, aqui lidamos com as origens das palavras, não com conceitos ou significados. Sua pesquisa deve ser dirigida a outras instâncias.

Ajudantes da Missa..

Qual a origem da palavra Coroinha?
Obrigado.

Resposta:

Há discussão sobre essa origem. Uns dizem que vem de coro, do Latim chorus, “dança em círculo, grupo de pessoas que cantavam numa tragédia”, do Grego khoros, “grupo de dançarinos, dança, piso para dançar”, isso porque muitas vezes os coroinhas participavam dele. Outros vêm a origem na tonsura dos jovens, a parte raspada no topo da cabeça que lembra uma coroa, do Latim corona, “coroa”, originalmente “guirlanda”, do Grego korone, “objeto curvo, tiara”.

Origem das Palavras

Difteria, Peste Bubônica, Febre Tifoide e Asma.

Resposta:

a) Feita a partir do Grego DIPHTHERA, "couro", devido ao  aspecto da membrana formada sobre a mucosa da faringe. b) Veja peste em nossa Lista de Palavras. Bubônica vem do Latim BUBO, "tumor, inchaço", do Grego BOUBON, "tumor, tumor na virilha". c) Veja febre na Lista. Tifóide é do Latim TYPHUS, "letargia, inchaço", do Grego TYPHOS, "torpor, estupor". d) Do Latim e Grego ASTHMA, "fôlego escasso, respiração difícil", de AZEIN, "respirar com dificuldade", provavelmente ligado a ANEMOS, "vento, sopro".

origem

qual a origem da palavra SKANK?

Resposta:

Essa origem é desconhecida.

Não sabia que existia essa palavra..

Qual a origem dessa palavra: algolagnia.
Obrigado.

Resposta:

Ela se forma pelo Grego ALGOS, "dor", mais LAGNEIA, "coito, libertinagem".

ODARA

Saúdo-lhes, ó catecúmenos da Tia Odete.

Tive a enchança de relembrar alguns ‘hits’ do eminente compositor baiano e vim pedir-lhes o étimo do exótico destacado em versais:
“(…) Deixa eu cantar que é pro mundo ficar ODARA (…)”.

Acobilhem minha antecipada gratulatória e meus lhanos prolfaças pela estimadíssima farfúncia.

Resposta:

Essa palavra parece ser do Iorubá, mas mais do que isso não atingimos.

etimologia da palavra

boa tarde,
gostaria de saber por fontes sérias e seguras, academicamente, qual a etimologia das palavras: professor e aluno.
obrigada.

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essas origens.

Origem da Palavra

Olá!

Gostaria de saber a origem das palavras inglesas ‘policy’ e ‘politics’ e, também como discernir o uso de uma e outra.

Muito Obrigado.

Resposta:

a) Em Inglês há duas POLICY. Uma era antigamente POLICIE e se referia à prática da boa administração, do bom governo. Vinha do Francês POLITIE, "administração civil, organização política", do Latim POLITIA, "estado, administração civil", do Grego POLITEIA, "estado, administração, governo", de POLITES, "cidadão", de POLIS, "cidade". Atualmente se usa para designar o conjunto de determinações consideradas adequadas para uma administração. A outra quer dizer "garantia escrita, afirmação documentada" e vem do Francês POLICE, "contrato", do Italiano POLIZZA, "transação por escrito", do Latim APODISSA, "recibo confirmando pagamento", do Grego APODEXIS, "declaração, prova", de APO-, "para fora, externamente", mais DEIKNYNAI, "mostrar". b) POLITICS vem do Grego politikos, “relativo ao cidadão ou ao Estado”, de polites, “cidadão”, derivado de polis, “cidade”. Esta palavra veio do Indo-Europeu polh-, “espaço fechado, em geral em local elevado”, o que descreve o núcleo inicial de muitas cidades nas civilizações antigas.

História

Como eram chamados os grandes templos babilônicos?

Resposta:

Viviane, aqui lidamos apenas com Etimologia; não somos a instância adequada para sua pesquisa.

Origem

Gostaria de saber a origem da palavra ensino, pois me parece que tem ligação com a palavra sino, já que na antiguidade só havia praticamente o ensino nos colégios religiosos e mosteiros.

Resposta:

Tem mesmo uma ligação, mas não é essa. Sino vem do Latim signum, “sinal, marca, indicação, símbolo”, do Indo-Europeu sekw-, “seguir”. O nome se aplicou a um objeto de metal usado para apontar diversos momentos do dia em épocas remotas. E ensinar vem do Latim INSIGNARE, “gravar, colocar uma marca em”, de IN, “em”, mais SIGNUM, “marca, sinal”.

Significado do nome Tácick

Qual o significado do nome Tácick

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe o verbete origem de nome.

significado

o q significa alinidez

Resposta:

Aqui lidamos apenas com as origens das palavras; os significados ficam para os dicionários. Que, por sinal não apresentam essa palavra.

Etimologia

Boa noite. Ontem enviei duas palavras para saber suas etimologias, mas o problema é que mandei uma delas por um engano.

A palavra correta que eu gostaria de saber a origem é “pareidolia”.

Obrigada novamente pela atenção, e desculpe-me pelo erro!

Resposta:

Ela vem do Grego PARA-, "ao lado, ao longo de, em lugar de", mais EIDOLON, "imagem, aspecto, forma".
; ?>