Origem da palavra bastante

Olá, gostaria de saber a origem da palavra “bastante”.
Um abraço, parabéns pelo trabalho!

Resposta:

Gratos! Bastante vem do Latim BASTARE, "ser suficiente, levar, suportar", do Grego BASTAZO, "levantar e carregar um peso".

APOLIOM E ABADOM

ESSES DOIS NOMES ABADOM E APOLIOM SAO REALMENTE O MESMO DEMONIO ? EU OUVI CERTO DIA QUE SAO DOIS DISTINTOS . E ISSO OU NAO ?

Resposta:

Caro leitor, sua pesquisa deve ser dirigida a um site que lide com Demonologia; aqui, mui humildemente, trabalhamos apenas com Etimologia.

Etimologia da palavra “ninar”

Olá, tudo bom ?
Este site está entre os meus favoritos e tem um grande valor cultural para todos com interesse na língua portuguesa.
Sobre a palavra “ninar” foi feita aqui uma pergunta http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/ninar/
Eu gostaria de perguntar se “ninar” poderia provir do grego να νοιάζεσαι que significa “cuidar” e tem uma pronúncia que lembra o som do verbo “ninar”.

Resposta:

Ficamos agradecidos pelas suas gentis palavras. Mas não encontramos referência a essa origem no Grego.

Etimologia de “duração”

Etimologicamente, a madrugada tem a mesma idade que as frutas quando amadurecem e a mesma idade das crianças, quando estas deixam de ser.

Vem do latim “maturus”, que significa tempo bom; tempo oportuno.

As noites amadurecem e viram a palavra;
Os meninos amadurecem e deixam de ser meninos; agora pertencem às madrugadas;
As frutas agora estão madrugadas, talvez por de um dia para o outro.

Mas de onde vem “duração”, preu terminar o meu sorriso?

Resposta:

Duração vem de durar, que veio do Latim DURUS, “rijo, sólido, permanente, resistente ao tempo”. Assim esperamos que seja o seu estro poético.

Dúvidas na etimologia das palavras “jantar” e “almoço”

Qual a diferença em latim dos verbos “jantare” e “cenare”, ambos significando “jantar”? E qual a diferença de “admordere” e “prandium”, que acredito que sejam traduzidas por “almoço? Muito obrigado!

Resposta:

Não obtivemos resposta à sua primeira pergunta; é possível que simplesmente sejam dois nomes diferentes para a mesma situação. Chama-nos a atenção de que janta parece existir apenas em Português. PRANDIUM se usava para "desjejum" ou "almoço"  -  enfim, uma refeição mais inicial no dia. ADMORDERE é uma alteração de "morder"; devia ser usada para designar "almoço" apenas figurativamente.

Etimologia de compulsar

Olá, gostaria de saber a etimologia da palavra compulsar. Fiquei em dúvida se é possível dizer ‘compulsar o processo eletrônico’, já que, normalmente, o verbo é empregado em processos físicos.

Resposta:

Ela vem do Latim COMPULSIO, de COMPELLERE, “levar a um lugar, levar à força”, formado por COM-, “junto”, mais PELLERE, “guiar, levar”. Este é um dos sentidos atuais; o outro, talvez mais usado, é o de "consultar, estudar, examinar, folhear, ler, manusear, percorrer, praticar". Seu uso relativamente e meios eletrônicos é metafórico, de modo que nada o contraindica nesses casos. E, de qualquer maneira, não deixa de haver uma interação física ao usar o computador; mesmo não virando folhas, usamos o teclado e o mouse para isso.
; ?>