Psicologia ou Teologia

Em um texto em inglês, deparei com a palavra \\”Sabean\\” (variação de Sabaen) que, aparentemente, significa uma pessoa originária de Sabá (cf.merriam -webster.com/dictionary/Sabaean)
Como estou traduzindo esse texto para minhas aulas de psicologia (sou professor), surgiu uma dúvida: será que a palavra \\”sabean\\” significa em português \\”sabino\\”? Minhas pesquisas apontam que \\”sabino\\” é originário de um povo da antiga itália. Mas o \\”sabean\\” é originário de Sabá, um povo árabe da época de Salomão (Daí: Rainha de Sabá). Se for assim, não existe relação entre \\”sabino\\”(da Itália) e \\”sabean\\” (árabe antigo).

Mas…. e se?….

E se o sabino italiano (Roma antiga) for originário de Sabá (antiga \\’arábia\\’)?

Espero ter sido claro em minha dúvida.

Resposta:

Caro Professor, o gentílico para um antigo habitante de Sabá é sabeu, que corresponde ao SABEAN inglês. Para a atualidade, a palavra usada é iemenita. Sabino vem do Latim SABINUS, o nome de um povo da antiga Itália, ligado ao Sânscrito sabha-, "reunião de comunidade", para nada ligado a Sabá.

Origem do termo camisinha

Olá, tudo bem?

Gostaria de saber a origem do termo camisinha. Teria alguma relação com Camisa de Vênus?

Resposta:

Sim. Camisinha é o diminutivo de camisa, no caso a camisa-de-vênus.

etimo

Namastê!
É possível saber as etimologias das expressões concreto, discreto, secreto, indiscreto, decreto ? E tem haver com crer?

Resposta:

É possível, sim. Basta entrar em nossa Lista de Palavras e olhar por essas origens. Ali não há ainda a palavra indiscreto. Mas basta pegar discreto e acrescentar o prefixo IN, negativo, para saber de sua formação.

uma pergunta

quantos dias ezato tem o mes de quisleu e o mes de nisa desde ja obrigado

Resposta:

Caro leitor, aqui trabalhamos apenas com Etimologia; sua pergunta deve ser feita em outra instância.

bíblicos

O que significa a palavra(achar)no grego

Resposta:

Prezado leitor, o seu caso é para tradução, o que não fazemos aqui.

etimologia

Gostaria de saber a origem das palavras RAPARIGA e BOTEQUIM

Resposta:

a) Rapariga é o feminino de rapaz, que vem do Latim RAPAX, “o que arrebata, que retira rapidamente das mãos alheias”, de RAPERE, “tomar à força”. b) Do Italiano BOTTEGA, "lojinha", do Grego APOTHEKE, que é formada por APO, “adiante, além” e TITHENAI, “colocar”. Era usada para designar “armazém, depósito”. Com o tempo, na Península Ibérica, passou a designar um estabelecimento de comidas e, principalmente, bebidas.

BRASILEIRO

Qual a origem da apalavra brasileiro? Gostaria das fontes dessa informação.

Resposta:

 Brasileiro inicialmente foi usado para designar a pessoa que se dedicava à extração de pau-brasil, palavra esta  que vem do Germânico brasa, “fogo”. Quanto às fontes, entre em nossa Lista de Palavras e olhe o verbete Referência1.

Etimologia

Qual a etimologia da palavra avó?

Resposta:

Avó vem do Latim avus , “pai do pai ou da mãe”, do Indo-Europeu awo- , “avô ou outro parente masculino que não seja o pai”.
; ?>