reflexao

Olá..
Eu queria saber o termo latino que deu origem a palavra reflexão.

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essa origem.

Etimologia

CPrezados mestres,

Como de costume, venho aqui deixar os meus elogios ao trabalho de vocês, poucos são os que atingem tamanha qualidade sem pedir por algo em troca.

Gostaria de saber a origem de: “Credenza”, outro nome para aparador (móvel)
“Mapoteca”, armário baixo só de gavetas.
E do verbo “entrocar”.

Por fim, pelo que andei pesquisando, o nosso idioma português, importou muito mais palavras dos irmãos latinos (espanhol, francês e italiano) que o contrário, poucas foram as palavras que eles importaram do português, existiria uma explicação para esse fenômeno?

Mais uma vez, muito obrigado.

Resposta:

a) Olhe por credência em nossa Lista de Palavras. b) Forma-se de mapa mais teca. Olhe por estas origens na Lista. c) Foi com dificuldade que encontramos o significado desta; da origem, nem uma letra. Quanto ao fenômeno citado, se confirmado, pode ser que o nosso idioma tenha se desenvolvido um pouco mais tardiamente que os outros, até por motivos geográficos. Gratos pelo seu estímulo.

Solicita indicação de um neologismo

Saudações!

Estou interessada em saber como formar um neologismo para tratar as pessoas que sofrem ou tem a Misofonia.

O paciente será chamado de misofônico ou de misófono?

Como ocorre essa formação?

Grata,

Edélzia

Resposta:

Sendo um neologismo, não temos como saber seu significado; muito menos a origem. Explique melhor a ideia de misofonia para podermos pensar no assunto.

Origem da Palavra \

Olá, gostaria de saber a origem/etimologia da palavra “alijando”, advém de “alijar” ou “aleijar” ? Li em um livro de Direito Constitucional.

Resposta:

Ela vem de alijar, "lançar fora, arremessar, diminuir o peso de", do Latim ALLEVIARE, de LEVIS, "leve, de pouco peso".

Etimologia da palavra contenciosos

Quero saber a etimologia da palavra “contenciosos”, obrigado.

Resposta:

Ela vem do Latim CONTENTIOSUS, de CONTENDERE, “tentar atingir ou obter, lançar, lutar”, formada por COM, “junto, ao mesmo tempo”, mais TENDERE, “esticar, alongar”.

Dúvida

Olá.Uma vez na busca por esclarecimento sobre a palavra misericórdia li que originava de miseri= miséria, pobreza e córdia de coração.Como sei que coração não tem sentimentos, sugere-se que quer dizer mente, porque é nela que se origina os pensamentos e sentimentos. Então misericórdia seria pobreza da mente, miséria da mente.Nesta explicação consegui entender muitas coisas. A explicação aqui no site é diferente.Qual seria a correta? Obrigada desde já.
Valéria

Resposta:

Valéria, essas palavras foram definidas numa época em que se pensava que a sede dos sentimentos era o coração. Nem a Anatomia nem a Fisiologia estavam desenvolvidas ainda. Sua hipótese não tem sustentação histórica.
; ?>