origem etimologica

Solicito origem etimológica das palavras frequentador assíduo de livraria.

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essas origens.

etimologia do nome

“Chutney” a origem dessa palavra, é um molho de pimenta.

o nome Nanci tb

Muito o brigado!!!

Resposta:

Esse molho deriva do Hindi CHATNI, "lamber". Nanci é um nome inglês que vem de NAN, encurtamento familiar para ANN, nossa Ana, do Hebraico HANNAH, “a benéfica”.

SERVIÇO

Olá, boa noite. O site é incrível!!!

Por gentileza, qual a origem etimológica da palavra serviço? onde posso encontrar mais informações?

Resposta:

Gratos pelas suas palavras. Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essa origem.

etimologia da palavra \

Qual a origem da palavra “púnico”

Resposta:

Ela vem do Latim PUNICUS,  inicialmente POENICUS, "cartaginês", originalmente "fenício", do Grego PHOINIX, "fenício", cujo nome pode ter tido o significado de "terra da púrpura", pois ali era produzido este tecido tão apreciado.

FISCO

Querida tia Odete,

Por gentileza, qual a origem da palavra “FISCO”?

Vejo que se repete em algumas línguas, como o italiano.

Obrigada.

Resposta:

Querida Rafaela, tem sido boazinha com os seus pais? Come o seu prato direitinho? Cuida do seu material escolar? Assim, sim. Tia Odete gosta de aluninhas bem-comportadas. Por isso, vou explicar que fisco vem do Latim FISCUS, “tesouro” público, originalmente “cesta de vime”.

Etimologia

Parabéns a voces pela magnitude do site! Direto da Terra onde cresceu Castro Alves! Bem, qual a origem das palavras Prelaçao e Preempção?

Resposta:

Muito agradecidos ao nosso leitor de Muritiba. Para saber dessas origens, entre em nossa Lista de Palavras e olhe por elas.

Etimologia palavra EIS

Estou fazendo um estudo de pós-graduação que inclui a expressão EIS QUE. Conheci há pouco este “site”. Vi o que consta sobre EIS (oriunda de “haveis”). Gostaria de saber de os senhores dispõem de outra informação sobre a origem de tal palavra. Qual é a referência utilizada para a resposta? O dicionário de Antônio Geraldo da Cunha menciona origem controversa.
Agradeço-lhes a atenção.

Resposta:

Essa é a informação de que dispomos; fosse outro o caso, não a publicaríamos. Nossas fontes estão citadas no verbete bibliografia da Lista de Palavras. Olhe também o verbete referência, para saber por que temos dificuldades em citar as fontes.

denegrir

A palavra denegrir surge com contexto racista?

Pensando em “judiar”, em referencia ao sofrimento dos judeus…

Pode me ajudar? Obrigada!

Resposta:

O contexto racista surge é com esta mania atual do politicamente correto, como se as palavras tivessem culpa das atitudes humanas. Esta palavra entrou em nosso idioma no século XV, quando essa conduta ainda não tinha sido inventada. Esse verbo vem do Latim DENEGRIRE, “tornar negro”, formado pelo prefixo DE-, aqui com conotação intensificativa, mais NIGRUS, “negro”.
; ?>