Semíramis

Por favor, a etimologia do nome “Semíramis”

obg

Resposta:

Ele vem do Grego SEMÍRAMIS, uma forma do Sumério SAMUR-AMMAT, de significado controverso.

Flores

Olá!
Por favor, d’onde derivam as palavras inglesas BLOSSOM e BLOOM?

Resposta:

a. Do Inglês arcaico BLOSTM, “flor”.

b. Do Ing. medieval BLOM, do antigo Escandinavo  BLOM, “flor”.

 

Etimologia

Qual a etimologia da palavra MICELA?Obrigado desde já.

Resposta:

Foi feita a partir do Latim MICELLA, diminutivo de MICA, “migalha, grão, fragmento”.

Egoísmo

Qual a etimologia da palavra francesa: egoïsme? Que dá origem a palavra egoísmo.

Resposta:

Nossa palavra egoísmo não veio do Francês. As duas vieram de um ancestral comum, o Latim EGO, “eu”, mais o sufixo -ISTA, indicando “adesão a doutrina ou costume”.

origem da palavra

origem das palavras eficiencia, eficacia e seus percursores

Resposta:

Ambas derivam do Latim EFFICERE, “realizar, levar a cabo”, formado por EX-, “fora”, mais FACERE, “fazer”.

Etimologia

Podem indicar-me, p.f., qual a origem/significado das palavras:1) RIANGO/RIANGA2) RONEIRO/RONEIRA?Pelo que pesquisei até agora, ambas parecem de origem galega. No entanto, na segunda, tanto quanto me recordo, masculino e feminino terão significado aparentemente diferente.Obrigado!

Resposta:

Lamentamos, mas não encontramos essas palavras em nosso idioma.

Comparativo

Qual a origem da palavra comparativo?Imagino que tenha origem do latim comparare, porem tenho duvido se ha alguma relacao a outra palavra : Superlativo, que no site refere lativo como tlat-, derivado de tollere, “tirar, levar embora”. Essa terminacao tambem esta relacionada ao final da palavra comparativo “tivo” ?

Resposta:

Comparativo vem do Latim comparare, “colocar ao lado, comparar”, de com, “junto”, mais parare, “fazer par, colocar ao lado para observar as diferenças”, de par, “igual, parelho”.

A terminação tivo / -ivo deriva do Latim -ivus, formador de adjetivos a partir de uma raiz verbal.

Sufixo Masculino em latim

Oi gente queria ajuda para saber se tem algum sufixo para o genero masculino assim como ” Triz” e´feminino .

Resposta:

Não trabalhamos com tal assunto. Mas, se trabalhássemos, explicaríamos que o sufixo -US é usado para o masculino, o -A para o feminino e o -UM para o neutro.

Mas esse idioma é muito irregular.

-Triz vem de TRIX, formador do feminino de substantivos e adjetivos de agentes correspondentes a -TOR.

Eremita

Bom dia!

Qual a origem da palavra eremita?

Grato!

Resposta:

É o Grego EREMITÉS, “o que vive no deserto”, de ERÊMIA, “deserto”, que veio de EREMOS, “desolado”.

Conhecimento

Gostaria de saber de onde deriva meu nome e sobrenome. Em especial tenho o desejo de que sites como este que compartilham cultura e conhecimento estejam cada dia mais em alta, que mais e mais pessoas venham a se interessar em despertar e fazer um bom uso da tecnologia. Me ofereço para colaborar com tal proposito, com as pesquisas, etc, sem necessidade alguma de remuneração. Ja se trata de um hobby pesquisar, associar e teorizar. Gratidão pelo trabalho compartilhado.

Resposta:

Agradecidos, Tatiana, pela sua gentil oferta. Não é sempre que se recebe gente com desejo de ajudar. Mas, por ora, nosso grupo dá conta razoavelmente do recado, de modo que vamos guardar o seu nome para outra ocasião.

Quanto ao seu pedido, entre em nossa Lista de Palavras e olhe pela origem de Tatiana. Olhe também o verbete Origem de Sobrenomes.

Só o que podemos dizer é que o seu tem origem lituana.

etimologia das palavras movimento e locomoção.

As palavras movimento e locomoção parecem ter o mesmo significado porém em casos como: as plantas não tem locomoção mas realizam movimentos.
animais como a anêmona, não realizam locomoção mas se movimentam.
como mostrar essa diferença para os alunos? etimologicamente elas apresentam diferenças?

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe o verbete Origem X Significado.

Olhe também, para saber o que essas palavras têm em comum, os verbetes movimentolocomotor.

Bacana x Bacanal

As pessoas insistem em associar essas duas palavras, até na internet já vi sites que fazem isso… Sei que a origem etimológica delas é diferente, mas gostaria que vc explicasse… Pra que eu pudesse citar seu site como referência. Obg

Resposta:

Elas nada têm a ver uma com a outra, realmente. Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essas origens.

Etimologia

Quais as origens das seguintes palavras:

1. Ecografia
2. Nefrostomia
3. Hipoecóico
4. Ecogenicidade

Obrigado novamente!

Resposta:

a) De eco, sendo que esta veio  do Grego EKHÓ, uma ninfa que um dia teve o azar de ver o rapaz mais belo do mundo e de se apaixonar loucamente por ele. O nome dele era Narciso e ele era muito mais apaixonado por si mesmo do que por quaisquer ninfas. Daí que a pobre Eco acabou se transformando num rochedo, ressequida de amor não-correspondido. A única coisa que ela podia fazer era repetir o final das palavras que eram lançadas em sua direção; junte-se a eco a palavra GRAPHEIN, “registrar”.

b) Do G. NEPHRÓS,  “rim”, mais TOMIA, “ato de cortar”.

c) Do G. HYPO-, “sob, abaixo”, mais eco.

d) De eco, mais GENOS, “nascimento, família, raça”, aqui mais como “geração, produção”.

Salientar

Cual es su etimología? Algo que ver con “salir”?

Resposta:

Salientarsalir vienen del Latín SALIRE, “saltar”, que cambió más tarde de sentido  para “dejar un lugar, pasar para el lado externo”. ”.

Etimologia

Por favor, quais as origens das seguintes palavras:
1. PIELOGRAFIA
2. LITOTRÍCIA
3. LITÍASE
4. HIPERCALCIÚRIA

Obrigado desde já.

Resposta:

a. Do Grego PYELOS, “bacia, pelve”, originalmente “bacia, panela”, mais GRAPHEIN, “gravar, escrever”, aqui mais como “registrar”.

b. Do G.  LITHOS, “pedra”, mais TRIPSIS, de TRIBEIN, “esfregar, desgastar, amassar”.

c. De LITHOS mais -IASIS, indicando condição doentia.

d. Do G. HYPER, “sobre, além, fora das medidas”, mais o Latim calx, “cal, pedra pequena”, do Grego khalix, “pedrinha”.

PRONUNCIA

Gostaria de saber qual a pronúncia correta da palavra PIGNORATÍCIA

OBRIGADO

Resposta:

Caro leitor, não lidamos com  prosódia, isto é, pronúncia, mas neste caso abriremos exceção: ela se pronuncia exatamente como se escreve. Cada letra tem o valor que se espera dela.

Origem de palavra

Inconsútil

Resposta:

Ela vem do Latim INCONSUTILIS, “desprovido de costuras, feito numa peça só”, de IN, negativo, mais CONSUTILIS, “costurado junto, unido”, esta feita de COM, “junto”, mais SUTUS, particípio passado de SUERE, “unir por meio de costura”.

Indo-europeu

Você citou como origem de uma palavra weid, ‘do Indo-europeu’. Qual a localização desse indo-europeu na Europa? Li uma vez que no idioma hindu são encontradas para os mesmos objetos cotidianos – roda, por exemplo – palavras semelhantes às de idiomas europeus, como o lituano. E isso era consequência da migração de antigos povos do Leste da Europa, em período de grande seca, na direção do Oriente tendo esses por fim se estabelecido na fértil península indiana.

Resposta:

Essa palavra foi cunhada em 1814 para se referir ao grupo de idiomas espalhados entre a Índia e a Europa que apresentam uma origem comum.

A impressão mais comum foi que povos que falavam esses derivados se espalharam do Lesta para a Europa Ocidental.

De onde veio esta palavra

Olá Origem da Palavra, consulto sempre o site de vocês que é maravilhoso e esclarecedor, mas desta vez estou com um nó na cabeça por causa de uma palavra esquisita que li recentemente: LISTRICOS. Encontrei diversas traduções, como rapina, antigo, predador, algo relacionado a cabelo ou pelo, elétrico, estática (as vezes estética) e ao olhar na internet também vi esta mesma palavra sendo usada em geologia para designar algum tipo de falha no solo, mas nada que combinasse com o texto que eu estava lendo, nem dicionário com este vocábulo. Qual a origem de ‘listrico’ ? Como esta palavra era usada ? Agradeço a colaboração de vocês e parabéns pelo site, aprendo muito aqui. Abraços e aguardo a resposta de vocês.
Alexandre.

Resposta:

Muito gratos pelas suas gentis palavras.

Lístrico é coisa rara, difícil de encontrar mesmo em grandes dicionários estrangeiros. O único significado que achamos até agora é o geológico, referindo-se a um tipo de falha de terreno curvada para cima.

Essa descrição se adapta ao étimo grego LISTREÚO, “empurrar terra contra alguma coisa”, relacionado a LISTRON, “pá”.

dificuldade de aprendizagem

Qual a origem etimológica de dificuldades de aprendizagem?

Resposta:

Não há etimologia de construções de palavras. Entre em nossa Lista de Palavras e olhe pela origem de cada uma delas.

Amei

Adorei o site

Resposta:

Ficamos muito satisfeitos com isso. Apareça sempre.

origem

“E agora vamos andar um pouco pelo jardim. Isso se Ernesto aceitar descer do seu colo, onde está dormindo feito um anjo peludo.” “anjo peludo” kkkkkkkkkkkkk escrevam mais sobre o gato hehe. Qual é a cor dele? Amo gato mas aqui em casa tem cachorro 😢😢— bem então e gostaria da origem de “minton” da língua inglesa e tmb ‘filipeta’ e ‘flyer’

Resposta:

Ele é um gato Maine Coon (entre no Google e gostará de ver), que já chegou a pesar sete quilos. Pertence a uma raça de companhia. Ernesto é muito afetuoso e com grande capacidade de perceber os que os humanos estão sentindo. Gosta de inventar brincadeiras a emboscar os donos. Tem longas conversas com as pessoas. E tem certeza absoluta da sua beleza e superioridade sobre os bípedes implumes.

a) Trata-se de uma porcelana inglesa muito fina, cujo nome vem de Thomas Minton, grande fabricante do séc. XVIII.

b) Viria de Luís Filipe de Albuquerque, que na década de 1950, no Rio, aplicou um golpe por meio de notas promissórias sem lastro, emitindo papeis que eram oferecidos em grande quantidade.

c) Palavra que descreve um panfleto, filipeta ou panfleto; do Inglês TO FLY, “voar”, pois a maioria acaba sendo jogada fora.

Etimologia – perfazer

Boa noite.

Primeiramente, parabéns pelo belo trabalho.

Gostaria de saber a etimologia da palavra “perfazer”.

O sr. acha cabível utilizá-la no sentido de “completar um ciclo”? Por exemplo, para que os professores possam ter a consciência de que devem estar em constante aprendizado? que possa dar esse sentido de “constante aprimoramento”?

Deixo aqui minha gratidão pelos seus ensinamentos.

Grande abraço,
Regina

Resposta:

Perfazer vem do Latim PERFICERE, “acabar, terminar, completar”, de PER-, “completamente, de todo, sem faltar nada”, mais a forma combinante de  FACERE, “fazer, levar a efeito”.

Tal como a prezada leitora coloca, ela não traz à mente a ideia de “manter uma atividade” e sim a de encerrá-la, nada impedindo que se entre noutra ou noutro ciclo depois disso.

Os romanos usavam dizer CURSUM PERFICIO, “completei a jornada, fui até o fim de minha carreira, galguei todos os degraus” referindo-se a quando chegavam ao grau mais alto da magistratura, o consulado.

Muito obrigados pelas suas palavras.

Piripaque / auxiliar de enfermagem

Não é pergunta.
Apenas gostaria de corrigir a informação sobre a inexistência de Auxiliar de enfermagem.
A função existia desde muito tempo, com treinamento informal nas clínicas e hospitais. Em 1936 o H. Samaritano de S. Paulo, ccriou o curso para seu próprio consumo e, em 1940, foi criado o curso formal na Escola Anna Nery. A profissão foi regulamenta em 1949.
Batalha, M. C. Curso de Auxiliar de enfermagem no Brasil: Criação e legalização. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro 2005

Resposta:

Muito agradecidos pela valiosa contribuição!

etmologia da palavra carimbo

Gostaria de saber qual a origem etmológica da palavra carimbo. Fiquei curiosa porque no Peru existe uma palavra de origem afroperuana, carimba, que quer dizer marca. Era a marca com fogo que faziam nos escravos, tal qual faziam no gado.

Resposta:

Provavelmente se trata da mesma palavra; carimbo viria do Quimbundo KARIMBU, de KA, um diminutivo, mais RIMBU, “marca”.

Origem da palavra “palavra”

Qual é a etimologia da palavra “palavra”?

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essa origem.

Etimologia e significado da palavra traquejo

Olá, sou professor do curso de Pedagogia e gostaria de saber as acepções e significados originais da palavra “traquejo”.Abraços e muito obrgado.

Resposta:

Os significados ficam para os dicionários; a origem é conosco, mas neste caso ela é considerada obscura.

definiçao

por favor definição etimológica da palavra PERSONALIDADE.por favor de forma bem detalhada se possivel.

Resposta:

Entre em nossa Lista de Palavras e olhe por essa origem.

Origem da palavra ¨peripaque¨

Sou medico(CRM 11336)e fui socorrista no PS do Hospital Serv.Publ.Municipal de SP entre 1967 e 1983 onde fui colega do Dr Mario Pascoale Plastino formado na Fac.Medic.da USP provavelmente nos anos 40, já falecido.muito brincalhão e que dizia que o termo se originou numa pegadinha que ele fez com um colega inexperiente do 4º ano que lhe perguntou qual o diagnostico de uma jovem aparentemente desacordada(psicopatia)ao que ele disse ser um molestia descrita recentemente por um medico francez, o Dr Pierre Paquê,; o recem chegado espalhou com os estudantes, e por isso a brincadeira teria tido muito sucesso e se difundido a partir do H.C. da USP; saudações e obrigado

Resposta:

Agradecemos ao prezado doutor a divertida contribuição. E chamamos a atenção para os processos que geram etimologias populares, que brotam nos lugares mais inesperados.

Controvérsia

Olá! Vocês pedem que olhemos na lista de palavras a palavra bibliografia para sabermos quais fontes vocês usam, mas algumas palavras têm origem controversa, como é o caso da palavra EIS. Sei que já informaram que essa palavra vem de HAVEIS e tem valor adverbial. OK. Mas em que fonte exatamente há essa informação? Se não quiserem responder aqui, respondam-me por e-mail, por gentileza. Muito obrigado!

Resposta:

Prezado Fernando, nosso site se dedica à divulgação da matéria de que tratamos. Como tal, ele precisa ser leve e atraente para as pessoas que tomam contato com ela por vez primeira. Se colocássemos todas as fontes que consultamos para cada palavra, nossa apresentações teriam aspecto mais técnico mas perderiam um bocado da sua graça.

Para a equipe da Redação, o trabalho deixaria de ser prazeroso e divertido e se tornaria algo que nos levaria ao fechamento.

Somos apenas um passo inicial para os interessados; quando progredirem mais na matéria terão a capacidade de se aprofundar mais através da literatura.

Por grande sorte, podemos citar a fonte da nossa afirmação no caso de sua pergunta: é o Dicionário de Silveira Bueno que se encontra citado na blibliografia.

Primeira Anterior 123456 última