Em: Consultório Etimológico

Fiz uma pergunta a pouquíssimo tempo, porém, logo fui acometido de uma dúvida bastante perturbadora e após exauridos todos os meios de pesquisa ao meu alcance, recorro mais uma vez a vocês.

Ok, superado o retro drama, vamos a pergunta:

Fiquei extremamente curioso para saber a origem do termo “sub-reptício” (ou subreptício – encontrei das duas formas), pois, conjecturando, formaria-se pela junção do prefixo sub-, com o termo “reptício” que adviria de réptil, manifestando assim a qualidade de “rastejar por baixo”. Desta forma, se meus pensamentos estiverem corretos, não consigo vislumbrar um nexo claro entre esta conceituação literal com o significado que se dá hodiernamente ao termo, de algo “dissimulado” escondido” fraudulento”.

Ademais, apenas variando o prefixo, gostaria de saber também a origem dos termos:

“ob-reptício

ab-reptício

“ereptício

“supositício”

GRATO !

Resposta:

O drama está bom, já pensou em escrever peças de teatro?

O correto é escrever “sub-reptício”. Esta palavra vem do Latim SUBREPTITIUS, de SUBRIPERE, “roubar, subtrair de alguém”, formada por SUB, “abaixo”, mais RAPERE, “apossar-se de, pegar, tomar”. Não vem de “réptil”, que deriva do verbo REPERE, “rastejar”.  Quanto às demais:

1) Prefixo ab-, “movimento de afastar”, com o significado de “afastado, raptado”, resultando em “possuído pelo demônio”.

2) O prefixo é OB-, “à frente”, mais “-reptício”: é o que foi obtido por ardil, astucioso, proposital.

3) Não encontramos; fale mais sobre seu significado.

4) Do L. SUPPOSITIUS, “colocado em lugar de outro, substituto”. O prefixo é SUB, o resto tem outra origem: é POSITUS, “colocado, posto em”, particípio passado de PONERE, “botar, colocar”.

 

¤ ¤ ¤