Em: Consultório Etimológico

nome empresa

queria uma opinião e ajuda ao mesmo tempo. Estou para abrir uma empresa de materiais de segurança e laminados plasticos, mas estou querendo colocar um nome que seja interessante e que tenha um significado,ou em latim ou em grego ou até em tupi. Mas não encontro já li todo o site, tenho até umas ideias mas nada de bom, na verdade a maioria já existe. Inclusive o site é muito bom, virei leitor dele. Irei colocar algumas palavras que podem, depois de descobrir a etmologia ajudar nessa procura: polimeros, plástico, laminado, proteção, segurança, resina, aditivos, etc. Alguns, inclusive, já existe no site. grande abç

Resposta:

Cumprimentamos o nosso novo leitor e lhe damos as boas-vindas.

O que v. quer é de muita responsabilidade; vamos nos limitar a dar as origens das palavras que citou, além de lhe expressar nossos votos de sucesso.

1) Formado a partir do Grego POLY, “muitos”, + MEROS, “partes, fragmentos”.

2) Do G. PLASSEIN, “moldar”.

3) Do Latim LAMINA, “folha fina, lâmina”.

4) Do L. PROTEGERE, “cobrir na frente”, de PRO-, “à frente”, + TEGERE, “cobrir, tapar”.

5) Do L. SECURUS, “sem cuidados, garantido”, derivado da expressão SINE CURA, de SINE, “sem, desprovido de”, mais CURA, “cuidado”. Parece dar a impressão de algo feito sem cuidados, mas a conotação inicial é a de “estar com tudo garantido, não precisar cuidar”.

Seguridade deriva daí, bem como seguro.

6) Do L. RESINA, “resina”, do G, RHETINE, “resina do pinheiro”.

7) Do L. ADDERE, “acrescentar, unir”, de AD, “a”, + DARE, “dar”.

¤ ¤ ¤