Em: Consultório Etimológico

Etimologia de Fobias

Olá, sou apenas um visitante frequente do site, e esta é a primeira vez que lhes envio uma pergunta. Existem muitas fobias de nomes bem fáceis de se deduzir a origem, porém existem outros que quase parecem um xingamento haha. Haveria alguma chance de serem fornecidas as etimologias das seguintes fobias?

agliofobia/algofobia/Odinofobia/Odinefbia (medo de sentir dor); Agorafobia (medo de lugares abertos, de estar na multidão, lugares públicos ou deixar lugar seguro); Antlofobia (medo exagerado de enchentes ou inundações); Azinofobia (medo de ser agredido pelos pais); Cacorrafiofobia (medo do fracasso, ou de falhar); Cnidofobia (medo de cordas); Coulrofobia (medo de palhaçoes); Dinofobia (medo de vertigens ou redemoinhos); Ereutrofobia/Eritrofobia (medo de ficar vermelho/ Medo de luzes vermelhas ou da cor vermelha); Estigiofobia (medo do inferno – tem a variável Hadefobia, mas é meio óbvio); Geniofobia (medo de manter a cabeça erguida); Ictiofobia (medo de peixes); Lofobia (medo de veneno); Latrofobia (medo de ir ao médico); Pantofobia (medo de tudo, ou de todas as fobias); Sinistrofobia (medo de coisas do lado esquerdo, da mão esquerda); Tanatofobia/Tantofobia (medo da morte); Tripofobia (medo de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências); Urifobia (medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fenômenos paranormais). Sei que é uma seleção bem extensa, mas só listei algumas específicas. E não há necessidade de pressa alguma. Também pensei que seria interessante à vocês que as etimologias constassem na lista de palavras. Pelo menos as que eu não encontrei. Obrigado desde já! Grande abraço.

Resposta:

Seja bem-vindo, caro visitante. Certamente você conhece a nossa regra de responder a 6 palavras a cada dia. Hoje começaremos com um grupo inicial; volte a cada dia a este ponto para receber as demais respostas.

Sempre que nos é feita uma pergunta sobre uma palavra que ainda não consta na Lista de Palavras, ela passa a fazer parte dela.

Já que tratamos de fobias, iniciaremos dizendo que esta palavra vem do Grego PHOBOS, “medo, temor”.

aglio-/algo-   —   do Grego ALGÓS, “dor”.

Odino-/odine-  —  do G. ODINE, “dor”.

Agora-  —  entre em nossa Lista de palavras e olhe por esta origem.

Antlo-  —  do G. ANTLIA, “bomba de sucção”.

Azino-  —  nada encontramos sobre esta.

Cacorrafio-  —  do G. KAKORRAPHIO, “plano malicioso, enganoso” de KAKOS, “mau, mal feito”.

Cnido-  —  do G. CNIDOS, “ferrão”. Não é medo de cordas, não, e sim de picadas.

Coulro-  —  feita na década de 1980, talvez venha do Grego KOLON, “membro”, ligando-se ao sentido de “aquele que anda sobre pernas-de-pau”, daí “palhaço”.

Dino-    do G. DINÉO, “fazer girar, balançar, dar voltas”.

Ereutre-/eritro  —  do G. ERYTHROS, “vermelho”.

Estige-  —  do G. STYX, o nome de um dos rios do Inferno de sua mitologia.

Genio-  —  do G. GENIO, “mandíbula, queixo”. Seria o medo de queixos, que francamente nos parece uma perda de tempo, com tanta outra coisa assustadora por aí.

Ictio-  —  do G. ICHTHYS, “peixe”.

Lofo-  — nada localizamos sobre esta.

Latro –   — Confira a grafia desta.

Panto-  — do G. PAN, “todos, tudo”.

Sinistro-  —   do Latim SINISTER, “esquerdo, canhoto”.

Tanato-  —  do G.  THÁNATOS, “morte”.

Tripo-  —  do G. TRYPA, “orifício, buraco”.

Uri–  —  vimos este problema ser definido como “medo de urinar com pessoas ao lado”, do G. OURON, “urina”.

¤ ¤ ¤