Em: Consultório Etimológico

Humor

Estava eu lendo o artigo http://origemdapalavra.com.br/artigo/catedral/
E ao me deparar com o trecho abaixo rolei de rir.
“A intrigante figura segue por mais umas duas quadras. Pára, olha ao redor de maneira escandalosamente disfarçada. Abaixa-se para amarrar o sapato direito.

Levanta-se, olha ao redor e se abaixa para amarrar o outro sapato. Anota mentalmente que esta manobra é sempre mais convincente quando os sapatos são de amarrar.”

Costumo imaginar as cenas enquanto leio, e isto deixou o texto ainda mais engraçado. Parabéns pelo excelente e aguçado senso de humor.

Aproveito este post para mandar algumas palavras (nem todas relacionadas ao texto):

1 – aguçado
2 – paladino
3 – desejo
4 – província
5 – prosaico
6 – prosódia

Imagino que as 2 últimas derivem de “prosa” correto? Mas mesmo que seja este o caso, como se saiu de prosa e se chegou a respectiva palavra?

ps. não é birra minha não einh… mas antes de postar minha última consulta, eu tinha olhado a lista de palavras e “birra” não estava lá. Vocês a adicionaram depois (correlacionando-a com “embirrar”) ou eu que estou viajando na maionese (cansei da batatinha)?

Resposta:

X-8 manda agradecer o elogio e confessa que a ideia não era essa, que ele é meio desastrado mesmo.

1) Do Latim ACUTUS, “agudo, com ponta”.

2) Do Francês medieval PALADIN, “guerreiro”, do L. PALATINUS, “autoridade da corte, do palácio”. Vide “palácio” na Lista de Palavras.

3) Do L. DESIDERIUM, de DESIDERARE, “esperar por, desejar, ter expectativa, exigir”, cujo sentido original talvez tenha sido “esperar pelo que as estrelas trarão”, de DE SIDERE, “dos astros”.

4) Do L. PROVINCIA, “território sob o domínio romano”, dado como resultante de PRO-, “à frente”, mais VINCERE, “vencer”.

5) Derivado do L.  PROSA, da expressão PROSA ORATIO, “linguagem direta, sem os ornamentos da poesia”, de PRORSUS, “direto, simples”, de PROVORSUS, “mover-se em linha reta”, de PRO-, mais VORSUS, “voltado para”, de VERTERE, “virar-se”.

6) Do Grego PROSOIDÍA,  “canção com letra”, também “sotaque, modulação”, de PROS, “para”, mais OIDE, “canção, poema”.

E “birra” está ali naquele lugar desde outubro do ano passado. Mas não se preocupe, a idade chega para todos, isso acontece, tome bastante vitamina que não passa.

¤ ¤ ¤