Em: Consultório Etimológico

Observando as palavras

Dia desses caminhava eu por uma bela alameda em BSB (iguais àquelas ñ há), fascinada com o canto das cigarras. Qual é a origem do nome desse formidável inseto?
E de encanto, alameda, fascínio, sinfonia?
Grata!
Arrivederte! (Desta também).

Resposta:

Prezada Adicta:

1) Do Latim CICADA, o nome do inseto.  Daí temos também cigarro, que em Espanhol se usa para “charuto” um derivado inventado a partir da forma e cor do inseto.

2) Do L. INCANTARE, “lançar um feitiço contra alguém”, formado por IN-, “em”, mais CANTARE, “cantar”, aqui mais com o sentido de “emitir palavras mágicas”. Acabou mudando um pouco de sentido e passando a significar “maravilhar, seduzir”. Gerou o substantivo “encantamento”.

3) De “álamo”, do L. ALNUS, o nome da árvore.

4) Do L. FASCINARE, também “lançar um encantamento, um feitiço”, originalmente “usar o poder de Fascinus”;  deriva do deus FASCINUS, abundantemente representado por um falo na cultura romana.

Dizia-se que ele protegia contra o mau-olhado. Sendo nossa cultura menos dada a imagens tão explícitas, atualmente seu lugar foi tomado pela nossa conhecidíssima figa.

5) L., SYMPHONIA, “harmonia, notas em uníssono”, do Grego SYMPHONIA, “harmonia, concerto”, de SYN, “junto”, mais PHONOS, “voz, som”.

 

Que sua boa fase continue para sempre.

¤ ¤ ¤