Em: Consultório Etimológico

estranho…

Ouvi que alien é “estranho” e portanto alienar é fazer uma pessoa nem conhecer a si mesma, pelas más informações passadas. Tornar-se estranho a si mesmo seria alienar-se. Hmmmm… E foi conversa de filósofo! Não acreditei. Até pq seu modo bem humorado de falar, me pareceu, esconde nas gracinhas uns pitecos engolíveis. Coisa que nosso mestre aqui não faz. Tem uma pista aí, me cheira a meia verdade, mas por conta da palavra INALIENÁVEL (um bem, por exemplo, que não se pode vender por rolo na Justiça; para simplificar) duvidei. Mas alien no cinema é tido como estranho ao meio, como vindo de fora. Monstrengo de outro planeta!alienado aqui é o cara meio desligado da realidade, se real existe.E aí?

Resposta:

É para ver como o cinema influencia a nossa cultura. Desde o filme ALIEN, essa palavra automaticamente nos faz pensar em algo muito feio vindo de lugares distantes, com a intenção de fazer churrasquinho malpassado da gente.

Mas não é nada disso, essa palavra vem do Latim ALIUS, “outro”. Está na origem de alterar, alienígena, et alii, e outras palavras e expressões atuais.

E é razoável entender o alienado como o que está em outra instância ou situação, como aquele que está afastado das capacidades sociais ou mentais básicas.

¤ ¤ ¤