Em: Assunto da Edição

América Central E Do Norte

Vamos em frente com uma olhada às origens de nomes de países, agora contemplando alguma coisa da América Central e do Norte.

BELIZE – Esta república foi inicialmente ocupada por indígenas que opuseram grande resistência ao colonizador espanhol.

A região foi assolada por piratas mais tarde, que fundaram uma vila que chamavam de Walix, palavra que se transformou em Belix e depois no nome atual.

Uma hipótese para o nome é de que o capitão dos bandidos que fundaram o povoado se chamava Peter Wallace. Mas se pensa que ele possa vir de uma palavra indígena que significa “águas lodosas”.

E também que se origine no Francês balise, “farol”, equipamento que existia ali ajudar a navegação.

COSTA RICA – parece que a existência de minas de ouro na região foi determinante para esta escolha de nome. E para o infortúnio dos seus habitantes também.

EL SALVADOR – originalmente, recebeu o nome de Cuzcatlán por parte de seus habitantes na época da Conquista espanhola, os índios pipiles. Seu significado era “Terra de Riquezas”.

Os invasores europeus o mudaram para San Salvador em homenagem à data em que derrotaram os pipiles, o dia da Transfiguração do Salvador do Mundo.

Para variar, existe outra possibilidade: a de que o nome venha da localidade de nascimento do primeiro governador, Diego de Holguín, que era de San Salvador de Bayano.

HONDURAS – consta que este nome veio da exclamação de Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem às Américas, ao chegar a um local que ofereceu abrigo às suas frágeis caravelas durante uma tempestade: – “Gracias a Dios que hemos salido de estas honduras”, ou seja, “Graças a Deus que saímos destas profundezas”, referindo-se à profundidade do mar recém-percorrido.

NICARÁGUA – deve seu nome a um personagem ali encontrado pelos espanhóis, o Cacique Nicaragua.

PANAMÁ – uma das versões sobre a origem deste nome é a abundante existência da árvore com esse nome na região. Segundo outros, trata-se da palavra nativa para “abundância de borboletas”.

MÉXICO – um levantamento mostrou pelo menos 45 hipóteses para a origem deste nome, de modo que não se pense que estaremos apresentando a certa.

Citaremos apenas que os relatos da fundação de Tenochtitlán, onde hoje é a capital do país, dizem que, no centro do Lago da Lua, ali situado, havia uma ilha de nome México, que queria dizer “O Centro do Lago da Lua” no idioma aborígine.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE – o nome “América” deriva do navegador e cartógrafo que acompanhou Colombo, Amerigo Vespucci.

Este primeiro nome tem origem germânica e vem de Heimrich, do Gótico Heims, “casa, morada”, significando “o chefe da casa”. Uma versão atual em nosso idioma é “Henrique”.

Os ingleses chamavam a costa leste do país de “Colônias Unidas”. Quando começou a confusão entre os habitantes e a Coroa, aqueles passaram o nome para “Estados Unidos”.

CANADÁ – num dos idiomas indígenas, Kanata significa “vila” ou “assentamento”.

¤ ¤ ¤