Em: Consultório Etimológico

Pergunta #11917

Olá, Faço te. em emfermagem e surgiu uma dúvida grande em aula quando a professora explicou que as amigdalas são o nome popular de Tonsilas… e que então quando nos apresentamos com inflamação na garganta chamamos de Tonsilite e não mais de amigdalite…Tentei achar a origem desta mudança de nomes mas não encontrei gostaria que o sr. me ajudasse a saber da onde surgiu a idéia de chamar as Tonsilas de amigdalas.

Obrigada!

Resposta:

Que lindos os seus olhos, Andréa! Apareça mais por aqui.

Ambos os nomes podem ser usados em linguagem leiga, mas o uso profissional demanda seguir certas regras.

“Tonsila” vem do Latim TONSILLAE, nome dado ao par de órgãos faringianos, diminutivo de TOLES, “garganta, goela”.
E “amígdala” vem do Grego AMYGDALA, “amêndoa”, devido à semelhança de formato.

Nomenclaturas devem ser entendidas por todos, ou se instalará uma grande confusão quando se tiver que estudar um assunto.

Assim, há mais de um século existem comissões de especialistas para definir nomes anatômicos. A ideia é passar a usar uma única palavra quando havia mais de uma para a mesma coisa, escolher a mais simples delas, evitar repetição (lembramos que existe no cérbro uma estrutura chamada “amígdala”).

Portanto, essa alteração veio de uma dessas comissões, que definiu também outros nomes, como “patela” para a antiga “rótula”, “escápula” para “omoplata”, “ulna” para “cúbito”.

Mas estas alterações não são novidade, aconteceram há décadas, bem antes de você nascer.

¤ ¤ ¤