Em: Consultório Etimológico

Etimologia!

3- Aninha, para de pular em cima da mesa!
– Alguma coisa que li me remeteu a uma dúvida que só aqui vou resolver: rio e rival são parentes? Rivalidade por causa de rio, sei lá, estranho isso…
– SECULAR: século e segundo?
– Sionismo e semitismo sei que são parentes, mas a raiz não conheço.
armistício, please?
Agradeço a disposição de voces para nos ajudarem. É que não sei chegar e perguntar e pular fora. Em nada. Dei muito trabalho aos meus pais de tão perguntadeira. A Emília, né? Como a música da Paula Toller em que fala nas perguntas do filho : Wel, well, well, Gabriel! Desculpem se acumulei assuntos .

Resposta:

1) Rio vem do Latim rivus, “curso dágua, riacho, arroio”.

Na Roma antiga, os cursos d’água eram canalizados e divididos entre vizinhos agricultores, podendo ser fechados ou abertos para irrigar as plantações. Isso naturalmente deu ocasião a que uns tentassem prejudicar os outros para aproveitar melhor a água em benefício próprio. Como resultado, não era raro se formarem verdadeiras inimizades, rivalidades.

Farofinou.

2) Secular vem de século, do Latim SAECULUM, que queria dizer inicialmente um espaço de tempo não-determinado.

segundo nada tem a ver. Esta explicação é mais demorada, entre na Lista de Palavras para ver.

3) Não são parentes, não. Sionismo vem de Sion, o monte situado em Jerusalém, de nome anterior ao estabelecimento do povo judeu no local. Foi escolhido em 1890 para simbolizar o movimento que pregava o retorno dos judeus a Israel.

Semitismo vem de semita,  do Hebraico SHEM, um dos filhos de Noé.

4) Do L. ARMA, “armas”, mais STITIUM, “parada”.

¤ ¤ ¤