Em: Consultório Etimológico

Arrogância

Primeira vez no site, amei o conteúdo e o compromisso com a veracidade das informações.
Impossível não se impressionar com sua santa paciência ou se espantar com as perguntas descabidas.
Fica a sugestão de adicionar um aviso quando o site abre alertando que se o objetivo da visita é encontrar um significado ou um sinônimo, não é este o lugar certo, rs No final, fica engraçado para quem Lê, mas imagino que já tenha alcançado o nível ‘irritação’ para quem responde, ainda que procurando ficar calmo e ser gentil, rs (destacando, nesse quesito, a despropositada pergunta que buscava uma diferença filosófica entre conceitos, rsrs)
Enfim, adores o site, sou aficionada e curiosa com as palavras, e gostaria de saber qual a origem da palavra arrogância. Pensei em Arrogar, mas não consegui estabelecer um vínculo entre os significados díspares.
(P.S. – juro que procurei antes na lista de palavras, tá? Rs. Mas facilitaria ser em ordem alfabética.)

Resposta:

Ana, agradecemos muito suas palavras. Elas mostram que estamos conseguindo o que queríamos.

Nossa paciência às vezes é bastante exigida, principalmente quando alguém resolve

que vai fazer seu dever de casa sem ter trabalho algum. Por outro lado, a gente se diverte muito com certas perguntas e não queremos perder isso. Afinal, estamos aqui para aproveitar a vida…

Talvez você não esteja usando a ferramenta certa para procurar por aqui. Para encontrar milhares de palavras em ordem alfabética, clique na fraseLista de Palavras”.

Você provavelmente está entrando na janela ao lado de Pesquisar, ali ao lado; esta mostra todas as instâncias em que uma determinada palavra é citada no site, não é a melhor maneira de se fazer uma pesquisa.

Quando você entrar na Lista encontrará arrogante. Como um brinde à sua delicadeza, copiamos aqui o verbete com algumas alterações:

Esta palavra se formou do Latim arrogans, “o que exige”, de arrogare, formada por ad-, “para” e rogare, aqui com o sentido de “exigir”.

¤ ¤ ¤