Em: Consultório Etimológico

Atlas

numa pergunta sobre Atlântico, responderam: 4) Do Grego ATLANTIKOS, “referente ao monte Atlas”, que fica na Mauritânia. Atlas é o nome de um deus mitológico, aquele que segura o mundo nas costas… Sempre pensei que o nome Atlântico fosse diretamente ligado a alguma façanha deste deus, e não indiretamente relacionado… bom… só para não dizer que vim até aqui apenas para divagar e que não perguntei nada, seguem 6 palavras: topeço, tropa, flerte, astucia, pederasta e prevaricar

Resposta:

Sim, há essa relação. O Monte Atlas simbolizava justamente o filho de um Titã (não um deus) que lutou contra Zeus, que depois de vencer seus inimigos condenou Atlas a sustentar para sempre o peso do céu em seus ombros.

O Monte Atlas original era na Grécia, mas Heródoto posteriormente o situou no local atual, na África do Norte.

1) Não conhecemos esta palavra.

2) Do Francês “grupo de pessoas, bando, tropa”, provavelmente do Frâncico THROP, “reunião, assembleia”.

3) Esta é meio complicada. Vem do Inglês TO FLIRT, incialmente “desprezar”, depois “bater ligeiramente”; então passou a designar uma jovem de costumes liberais e só então, pelo fim do século XVIII, adquiriu o signiificado de “cortejar, demonstrar interesse amoroso”.

4) Do Latim ASTUTIA, “trapaça, armadilha, logro”.

5) Do Grego PAIDERASTES, “o que pratica sexo com meninos”, de PAIS, “criança”, mais ERASTES, “amante”, de ERASTHAI, “amor sexual”.

6) Do Latim PRAEVARICARI, “desviar-se, ser conivente, aceitar suborno, transgredir”, literalmente “passar por cima”, de PRAE, “antes, por cima”, mais VARICARI, “afastar as pernas para ultrapassar um obstáculo”, de VARUS, “torto, curvado”.

 

¤ ¤ ¤