Em: Consultório Etimológico

Aridade!

Olá,

Topei em um aula de lógica predicada com o termo “arity” ou “aridade”, também usada em outros campos matemáticos.

A mim pareceu um nome incomum, daí a curiosidade. Qual a origem?

Resposta:

Na verdade, os sufixos são -ITY em Inglês e -idade em Português. Derivam do sufixo latino -ITAS, formador de substantivos abstratos a partir de adjetivos.

Por ex., RARE/RARITY e raro/raridade.

¤ ¤ ¤
Em: Consultório Etimológico

Origem de palavras

Gostaria de saber se existe algo em comum sobre todas as palavras que terminam com “idade”, por exemplo: Maior idade, Senil idade, Responsabil idade, Penal idade, San idade, Temor idade, Agressiv idade, etc.
Obrigado

Resposta:

Sim; trata-se de um derivado do sufixo latino -ITAS, usado para formar substantivos abstatos derivados de adjetivos.

¤ ¤ ¤
Em: Consultório Etimológico

aniversário

Hoje é meu aniversário (juro que não é mentira). pensei em direcionar a isto esta consulta (não se preocupem que não irei perguntar sobre o famigerado ratimbum).
inicialmente pensei em perguntar por “aniversário”, mas é óbvio demais… nem precisa pensar muito para perceber que vem de ANNUS + VERSUS querendo dizer algo que volta a ocorrer todos os anos (mais óbvia que esta só “parabéns”).
depois pensei em perguntar sobre palavras relacionadas à data, como por exemplo “mentira”, só que fui ver se constava na lista e lá estava um excelente artigo com todas as palavras (exceto a de nº 2 abaixo) relacionadas que eu havia pensado (http://origemdapalavra.com.br/artigo/mentiras/)
se algum tiver curiosidade com a origem da data: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

bom aí vão as palavras que resultaram disto tudo:

1 – birthday (nitidamente birth + day, mas e birth? na falta de palavra “consultável” para aniversário acabei apelando ao inglês)
2 – trote (no sentido de brincadeira, a popular “pegadinha”. E no sentido de galope, possuem mesmo étimo?)
3 – prolfaças
4 – idade
5 – nascimento (é impressão minha ou “nativo” e “nação” são parentes de “nascimento”? e notem que a pergunta ficou com um duplo sentido interessante)

Bom, já que mencionei o ratimbum… Me lembrei que o excesso de perguntas que aparecem aqui sobre isto se devem a um “hoax” que circula pela internet com uma falsa etimologia.
Como só postei 5 palavras e “hoax” significa “trote / engodo” e tem tudo a ver com esta data, podem considerá-la como a de numero 6. Isto sem levar em conta “nativo” e “nação” que acabei postanto como uma “subconsulta” na de numero 5. Mas como é meu aniversário vão me dar uma colher de chá né? só não vale chá de “semancol” que é capaz até de acabar entrando nos dicionários, mas não na cabeça dos consulentes.
Mas na verdade, nem tenho tanta certeza se este caso é mesmo hoax, há referências em muitas fontes confiaveis, está até em uma revista da USP (vide: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf – finalzinho da página 57 e início da página 58).

Por falar em hoax com falsos étimos, vocês bem que poderiam escrever uma aventura do X-8 desvendando estes boatos (espalhados é claro pelo desprezível Croquezz). E poderiam inclusive basear a estória em hoax que circulam realmente na net…

Resposta:

Ora, ora, parabéns e prolfaças para você, mas sem ratimbum. Muitas felicidades e muitos étimos em seu caminho.

Como somos pobrinhos e não podemos lhe enviar um carro novo de presente, aqui vão apenas respostas:

1) Do Proto-Germânico GABURTHIS, de uma base Indo-Europeia BHER-, “carregar, levar”.

2) Do Francês TROTTER, “fazer o cavalo andar”; no sentido de “troçar, zombar”, não se sabe por quê.

3) Da expressão “bom prol lhe faça”, isto é, “bom proveito”.

4) Do L. AETAS, “duração da vida, tempo, época, geração”.

5) Do Latim NASCI, “nascer”.  “Nativo” é de NATIVUS, “o que nasceu num lugar” e “nação” é de NATIO, “raça, nascimento, origem”, de NASCI.

6) Alteração do L. HOCUS, “conjurador, mágico de feira”, da expressão do falso L. HOCUS-POCUS, usada por charlatães para enganar gente que acredita em falsas etimologias.

¤ ¤ ¤