Mamata

Achei interessante relação de mamata com o verbo mamar, mas veja o que encontrei na Wikipedia, sobre a palavra mamata em sânscrito:

\”Mamata (em sânscrito \”ação do eu\”) é segundo a escola filosófica vedanta uma das duas alças da algema que ata as mãos da alma individual ao samsara, ou ciclo de nascimentos e mortes. Enquanto houver a noção de aham, ou \”eu\”, \”ego” existirá a noção de mamata, ou \”isso é meu\”, \”está relacionado a mim\”, que funcionam como algemas atando o ser ao mundo material. Tanto aham quanto mamata são destruídos com o surgimento de vidya, o conhecimento espiritual que leva a moksha, libertação.\”

Tendo em vista que quem quer uma mamata quer servir ao seu \’falso ego\’ ou ao seu ser ilusório, sua alma iludida pelo prazer dos sentidos, achei também interessante e procedente fazer uma ponte entre estas duas palavras e culturas. Usamos palavras de origem sânscrita em nosso vocabulário, canja, por exemplo, quer dizer arroz em sânscrito. Marajá vem de Maha Raja – grande rei e assim por diante.

Resposta:

Correto, temos uma imensidade de palavras que vieram do Sânscrito. Mas o uso de mamata nesse idioma com determinado significado não significa que ela seja a mesma que a nossa.

Origem Da Palavra