Motorista, Chofer e Cinesíforo

Olá.
Quando me preparava para o Vestibular em um Cursinho no RS, o professor de Língua Portuguesa mencionou que a palavra \’correta\’ em nosso idioma para o condutor de veículos é cinesíforo. Disse ainda que motorista vem do inglês e chofer vem do francês e por isso essas palavras, em tese, não correspondiam ao nosso idioma, ao contrário de cinesíforo, cuja constituição era \’genuinamente\’ portuguesa. Genuinamente entre aspas; pois, a palavra deriva do grego, ao que entendi. Caso possa esclarecer isso, seria muito interessante. Saudações; Fabiano.

Resposta:

Cinesíforo foi invenção do Professor Antônio de Castro Lopes, que faleceu em 1901. Ele se rebelava contra motorista, mas esta palavra deriva do Latim motor, “o que confere movimento”, do verbo movere, “deslocar, mover”.

Chofer vem do Francês chauffeur, “operador de máquina a vapor – e, por extensão, de outras máquinas”. E isto vem de chafer, “aquecer”, que vem do Latim calefare, “aquecer as mãos esfregando-as”. A origem deste verbo é calefacere, de calere, “estar quente” mais facere, “fazer, tornar”.

Ou seja, ambas vêm do idioma que gerou a maioria das palavras de nosso Português.

Já estão acrescentadas a ele e tentar reviver a invenção de um intelectual de outras épocas (que talvez a tenha feito por galhofa ou por demonstração) nos parece que não prospera.

Origem Da Palavra