Pseudônimo

Lary, esse não é o meu nome de verdade. Trata-se, apenas, de um pseudônimo (ou, quem sabe, de um heterônimo, de uma outra expressão minha interior). Por ser pseudônimo, posso nem ser eu mesma uma mulher, mas de que importa o gênero num ambiente virtual. Afinal, a língua não tem gênero. A língua é de todos, e é isso que a faz tão bonita, tão universal. Mas bastam-me filosofismos vagos e de pouca importância. Talvez eu me desse melhor com a Ana, uma pessoa que parece ser interessada sobre assuntos que, aparentemente, fogem da trivialidade quotidiana, mas que, como todos, não chega a lugar algum. Por hoje, as palavras são PENICILINA, MARMANJO, ECLOSÂO e PREMISSA.
Uma dúvida que me é recorrente: a palavra OCCIPÍCIO, na lista de palavras, é formada por OB- com o significado de “a, para”. Contudo, quase todas as outras palavras que começam com OB têm esse prefixo como indicador de “à frente”. Poderia eu entender OCCÍPICIO como aquela parte que está a frente da cabeça, vista de frente? Ou seja, aquilo que, por estar tão à frente, está, na verdade, atrás?

Resposta:

Lary II: você é muito interessante e escreve muito bem.

O seu número de palavras diárias (6), se bem nos informam, está esgotado por hoje. Volte amanhã que elas estarão à sua espera.

1) Do Latim PENNICILUS, “pincel”, dada a semelhança das colônias do fungo que produz o antibiótico com um pincel.

2) Origem desconhecida.

3) Do Latim EXCLAUDERE, “chocar, ato de sair do ovo”.

3) Do L. PRAEMISSUS, “ato de enviar à frente”, de PRAE, “antes, à frente”, mais MISSUS, particípio passado de MITTERE, “enviar”.

4) Como dissemos neste verbete, aqui o significado é outro. Esses prefixos e sufixos muitas vezes têm mais de um sentido.

 

 

 

Origem Da Palavra