Calendário

Em qual data começou valer o calendário gregoriano e quem autorizou a sua globalização?

Resposta:

Caro  leitor, sua pergunta não pertence à esfera da Etimologia. Mas transcrevemos o que, de passagem, já publicamos em um de nossos artigos:

Ele começou em 1582, sendo Papa Gregório XIII. O calendário Juliano – estabelecido por Júlio César, pouco antes de Cristo – tinha definido o ano, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta exata ao redor do Sol, como medindo 365 dias e seis horas. Só que nessa conta havia onze minutos e alguns segundos a mais.

É uma diferença pequena, mas se você a acumular por mais de mil e seiscentos anos, dá um punhado de dias, o suficiente para que o início das estações caia em dias diferentes, por exemplo. E as atividades agrícolas precisavam de um mínimo de regularidade no calendário para serem exercidas.

Dispondo de um cálculo mais preciso e ciente do problema, esse Papa estabeleceu um novo calendário em 1582. Acertou a data das folhinhas com a data astronômica de uma forma radical: decretou que o dia depois de 4 de outubro seria o 15 de outubro.

Na época, só os países católicos acataram a alteração. Inglaterra e Escócia, por exemplo, protestantes sempre em bronca com o Papa, só mudaram seus calendários em 1752.

E a Rússia só o implementou em 1918.

Origem Da Palavra