Eu vou, tu vais, verbo ir.

Boa tarde!
Gostaria de saber a origem das palavras: vou, fui, etc. (Formas conjugadas do verbo “ir”) Eu notei que a conjugação latina do verbo “ire” é muito diferente da conjugação do nosso verbo “ir”. O verbo “ire” italiano também difere muito, tanto do português, como do latim clássico. Por outro lado, as italianas “vado”, “vai” e “va”, muito parecidas com as lusitanas “vou”, “vais” e “vai”, são formas do verbo “andare”. Eu gostaria de saber se essas variações têm origem em algum verbo latino e, se não, de onde vieram. (São variações parecidas, então eu acredito que, sabendo a origem de uma delas, as outras vêm no pacote). As palavras principais que originam o meu questionamento são as portuguesas “vou” e “fui” e a italiana “vado”. Desde já agradeço e quero deixar registrado que gosto muito do site e consulto sempre.

Obrigado.

Resposta:

O Latim tinha vários verbos para expressar deslocamento, como IRE, VADERE, MEARE, MIGRARE, GRADI, INCEDERE. Havia entre eles pequenas distinções de conotação.

As formas do Presente do Indicativo de IRE (EO, IS, IT, IMUS, ITIS, EUNT) quase todas desapareceram por problemas fonológicos ao longo dos tempos.

O VADO italiano deriva do VADERE latino, que foi o verbo que acabou substituindo (Pres. Ind. VADO, VADIS, VADIT, VADIMUS, VADITIS VADUNT) o IRE.

Ficamos gratos pelas suas palavras.