Pergunta #2110

Estou escrevendo um artigo em que vou precisar saber a origem etimológica da palavra “boêmia” e “romantismo”.
Seria possível me tirar essa dúvida?
Obrigada.

Resposta:

Alice:

“Boêmia”: esta história é longa.
Havia um povo celta, os BOII, que se instalaram numa região da Europa Central, que por isso ficou conhecida, em Latim, como BOHAEMUM. Eles foram expulsos de lá pelos Marcomanos no século I, mas o nome ficou.
Mais tarde, assumiu-se erradamente que os ciganos se originassem dali, embora seja possível que realmente se tivessem irradiado para o resto do continente a partir da entrada nesse local.
A palavra francesa BOHÈME passou a designar os ciganos a partir do séc. 15.
Ela foi popularizada a partir de 1845 pela obra de H. Murger, SCÈNES DE LA VIE DE BOHÈME, que inspirou a ópera de Puccini LA BOHÈME.
Dessa época vem a conotação de “vida desregrada, vadiagem, vida errante”.

“Romantismo”: do Inglês ROMANTIC (1659), “da natureza de um romance literário”.
A palavra chegou ali atavés do Francês ROMAN, “um romance”.
E se originou da palavra ROMA. Quando o império romano dominou outros países na Europa, os idiomas locais foram se fundindo com o Latim e se firmando como a linguagem de cada país. Esses idiomas foram chamados ROMANCES, por serem derivados do romano. Até hoje, em Lingüística, um idioma derivado do Latim pode ser chamado “românico” ou “romance”.
Como era neles que as narrativas de amor, gênero considerado não merecedor da seriedade do Latim, eram escritas, ROMANCE passou a ser sinônimo de “história de amor idealizado” (1666).
Como um estilo literário, em oposição a “clássico”, em uso desde 1820.
Como “tendência a idéias românticas”, usa-se desde cerca de 1840.

Origem Da Palavra