Pergunta #2941

Ana.Maria,

Fico feliz em conhecer mais uma poderosa freqüentadora do fórum! Farei o possível para não criar inimizades com pessoas tão influentes assim! Vascularei meus livros velhos para ver se tenho algum que agrade à S.Sª Traça-Mór! Isso porque prefiro ficar nos livros e no pagamento do dízimo a fazer carinho nas antenas dele!

Dr. Alaúzo,

Estagiário de estagiário de auxiliar de Higienizador Externo de Veículos Automotores??? Tudo bem, acho que os meus 75 anos de vida não me atrapalharão de chegar a ser um louvável estagiário de auxiliar de Higienizador Externo de Veículos Automotores!!! Espero viver para ver o dia em que serei promovido… Em prol disso, pergunto-lhe a origem de mais três palavras:

1) Indolência
2) Determinação (e autodeterminação?)
3) Obediência (e desobediência?)

Até a próxima!

Resposta:

Tiago:

É isso aí, mão nas antenas só das gatas aqui do site. Macho só de longe, e para pagar dízimos.

Mantenha-se fiel e adimplente que você chegará ao diaconato quando menos espera.

Mais uma vez, essas palavras derivam todas do Latim.

1) De INDOLENS, “o que não sente dor”, formada por IN-, negativo, mais DOLENS, “o que sofre, o que sente dor”, de DOLERE, “sentir dor”.
Dá para imaginar alguma pessoa pouco afeita ao batente, que preferia levar uma surra a trabalhar.

2) De DETERMINARE, “chegar ao fim”, também “decidir, definir”, literalmente “colocar limites em”, de DE-, “fora”, mais TERMINARE, “marcar a fronteira, o limite”, de TERMINUS, “extremo, fim, limite”.
O AUTO é reflexivo, “a si mesmo, de si mesmo”.

3) De OBOEDIRE, “dar atenção, atender, fazer o que outro quer”, literalmente “ouvir, escutar”, formada por OB-, “a, para”, mais AUDIRE, “escutar”.
DES é negativo, traz a idéia do significado oposto.

Origem Da Palavra