Pergunta #3607

Pattyconisa: Antes que abra um dossiê de rebaixamento de zona contra mim, saiba que estou disposto a oferecer toda a ajuda possível aos neófitos! Apenas não estou conseguindo tempo para isso… mas você viu que já respondi sobre a origem de “cemitério” aqui no consultório, né? E depois outra pessoa perguntou sobre a mesma palavra e o professor citou a minha resposta como referência… vá lá! Não estou tão mal assim!
Pensei que a minha vestimenta diaconal já estivesse decidida! Escolhi aquele modelito militar que você enviou quando foi-me relevado que eu deveria apresentar-me aos demais como um diácono… devo fazer algo mais? Devo bordar “Obrigado Patty” nas costas? No mais, saiba que sou igualmente seu fã…

Ana.Maria, agradeço novamente o apoio e concordo plenamente com você: deixe o Felipe provar o seu valor!

Professor, reafirmo aqui a minha disposição em ajudar os neófitos no que for possível. Mal posso esperar para que alguém pergunte sobre a outra palavra da qual conheço a origem para que possa ajudá-lo novamente como um fiel diácono. Por enquanto, sou eu que peço ajuda:

1) Crise
2) Decair
3) Plástico
4) Afeto (o sentimento)

Obrigado e até a próxima!

Resposta:

Tiácono:

Acho que a idéia do bordado é boa. Assim Patty não incomoda mais.

Enquanto você não puder ajudar nas respostas aos neófitos, vá ajudando o neófito Felipe a limpar e polir os carros, vá.

1) Do Grego(!) KRISIS, “ponto de resolução de uma doença”, (usado por Hipócrates), literalmente “julgamento”, de KRINEIN, “separar, decidir, julgar”, do Indo-Europeu KREI-, “distinguir, discriminar, peneirar”.
Em uso com significado não-médico a partir do séc. 17.

2) De DECADERE, “cair fora”, formado por DE-, à parte, de lado”, mais CADERE.

3) Grego PLASTIKOS, “passível de ser moldado”, do verbo PLASSEIN, “moldar”.

4) Esta já apareceu não faz muito! De AFFECTIO, “inclinação, influência”, do verbo AFFICERE, “fazer algo a, atuar”, formado por AD-, “a”, mais FACERE, “fazer”.

Origem Da Palavra