Pergunta #8783

Que legal, genial, brilhante, pra nós seria uma honra mandar trabalhos pro site… Poxa, invenção do Camões, por essa não esperava, o cara era um gênio mesmo… Professor a universiade me pediu um artigo científico para a publicação em uma revista da UVA, aí tava pensando no seguinte tema: “Como a Mitologia altera a etimologia das palavras.” Meu intuito era mostrar como os deuses são nomeados, mas aí vem o mito e altera o sentido da palavra, mas aí o que quero saber é se posso dizer o termo “alterar a etimologia.” Pr que veja, se lhe perguntarem a origem da palavra pânico, responderemos que é relativo a pan, deus da mitologia que pertubava os espíritos das pessoas, por seu desejo sexual ativo (Assunto do dia, ed. 03). Mas PAN, nao seria do grego PÁNTOS, que designa a palavra “tudo”, pan era chamado assim por representar o todo, que era a natureza, daí palavras com pangéia, jogos pan-americanos, é encantador ver isso, palaras do grego que vem para nosso idioma quer por vias diretas e por vias indiretas, o mito. Mas o que quero saber é, se posso usar o mito como “alterador da etimologia”, ou seria mais correto “uma nova etimologia”, ou seja, uma nova verdade? E olha que vou usar o material do Assunto do dia, com vossa permissão claro.

Resposta:

A idéia seria sugestões de assuntos e palavras correlatas para as seções. Assim os alunos começariam a lidar com associações de palavras, um exercício muito interessante.

Para lidar com os nomes dos deuses antigos, sugerimos o Dicionário Mítico-Etimológico, de Junito Brandão.
Sua idéia é boa, mas o terreno é movediço. Muitos nomes têm milhares de anos e sua etimologia é incerta.

Não me parece que se possa falar em “alterar a etimologia” no caso.

Pelo que sabemos, a origem de PAN não é PANTOS. Sugere-se seja PAIÁON, “o grito”, como era invocada a divindade, mas não há certeza.

Naturalmente que v. tem nossa permissão para usar nosso material, contanto que nos honre depois mandando seu trabalho.

Origem Da Palavra