Pergunta #8791

É… estou com o nariz prejudicado com a secura do veranico deste Julho, como adivinhou?
E Sua Sapiência está “misundestanding” : eu não disse que Baco e bacana têm a ver,só que iria dizer que não tem e eu já sabia etc… deixa pra lá…
Já que GNOSCERE vem de “saber, conhecer”, gnóstico é o que sabe. Aplicando-se à religião (sem ferir credos) seria o que “sabe a verdade” sobre o assunto.Isto pq se usa mais neste sentido, certo?
Então agnóstico seria o que não sabe. Ficou mal, pq agnóstico não é o que não sabe. É o que nem quer saber, sabe que não sabe, não está nem interessado por inalcansável que é a resposta; o que não é o mesmo que desconhecer.
Não questionei sua resposta, jamais o faria, apenas comentei, ok?
Bom final de semana para todos!!!

Resposta:

Seu faro está decididamente prejudicado hoje.
“Gnóstico” é “o que sabe”, mas por se aplicar a seitas cristãs primitivas que clamavam ter conhecimento pessoal direto sobre a religião, fora dos Evangelhos e da hierarquia cristã.
E “agnóstico” é “o que não sabe”, palavra cunhada em 1870 para designar aqueles que acreditavam que a natureza essencial das coisas e uma possível Primeira Causa não podem ser conhecidas pelo Homem. Foi feita justamente por comparação com “gnóstico”.

Ué, e por que não questionar a resposta? A Traça está sempre certa, mas isso não impede os mortais de fazer um questionamento. Volta e meia Nossa Tracelência precisa se mostrar boazinha e ostentar algum arremedo de democracia.

Origem Da Palavra