Leitura Crítica

Olá, meu nome é Emílio Bortolini, sou Padre da Diocese de União da Vitória, sul do Paraná. Gosto muito de Etimologia e não só consulto com frequência esse excelente site como sempre recomendo-o a meus alunos.

Tomei a liberdade de citar o site em dois livros que estou escrevendo. Se houver algum problema com isso, avisem-me.

Ao buscar a origem das palavras “ler”, “leitura” deparei-me com sua ligação com o ato de colher, uma atividade agrícola, mais tarde aproveitada para designar o ato de ler.
Ao fazer o mesmo com “crítica”, foi apresentada a origem grega significando julgamento, seleção, a partir da raiz Indo-européia para distinguir, peneirar. Gostaria de saber se o processo foi o mesmo, ou seja, se foi uma aplicação de uma atividade prática (talvez a própria colheita, que deixaria de lado as frutas podres ou o peneirar os grãos) para uma intelectual. Isso estabeleceria uma conexão especular entre a atividade manual e a intelectual!

Mais uma vez parabéns pelo site e continuem esse trabalho maravilhoso!

Deus os abençoe

Pe. Emílio

Resposta:

Prezado Padre, muito nos honra a sua correspondência. Agradecemos suas recomendações aos alunos; nada nos agrada mais do que saber que estamos divulgando conhecimentos e cultura.

Ficamos contentes em sermos citados em seus livros; se possível, gostaríamos de receber cópia disso (da página), para podermos nos exibir entre nós.

Por tudo o que sabemos, sua hipótese quanto a tais palavras é correta, constituindo belos exemplos da forte base que sustenta o estudo da Etimologia.

Nossas saudações.

Origem Da Palavra