origem de termo obsoleto

Trata-se da palavra ‘califon’, ouvida na década de 50 do século ido, no Nordeste, como sinônimo de soutien, ou do plebeu ‘porta-seio’. Também ouvi a pronúncia ‘calefon’, e, uma das cartas guardadas na escrivaninha da minha avó, grafado ‘Calyphon’
Obrigado

Resposta:

Caro leitor, não encontramos nada a respeito dessa origem.

Etimologia palavra “cabelo”

Olá! Vi na lista de palavras que a etimologia da palavra “cabelo” vem de “capillus”, porém, me surgiu outra dúvida. Será que a palavra “capillus” não teria se originado de uma expressão hipotética anterior, que eu acredito ser “caput pilus” (pelo da cabeça)? Não tenho nenhum respaldo etimológico para isto, é apenas um “achismo linguístico” da minha parte, rs…

Resposta:

Nandson, a Etimologia não pode se basear em "achismos". Ela é estudada a partir de documentos antigos que demonstram o aspecto e uso das palavras há muitos séculos.

Referências;

Olá, sei que algumas palavras referentes à coração, recordar, concordar, acordar, afins possui origem nobre porque os antigos acreditavam que ao coração se dotavam os sentimentos nobres e por aí vai. Eu gostaria de saber que livros eu leio para estudar um pouco da criação filosófica das palavras, como neste caso, o que uma determinada sociedade pensava a respeito de palavras, como elas funcionaram e como foram criadas. Estou pensando em apresentar um trabalho do tipo, tendo este site como referência, mas também preciso da luz de alguns teóricos.Podes me receitar alguns livros? Desde já, obrigado.

Resposta:

Caro Dney, discordamos quanto às "origens nobres" de algumas palavras; essa classificação não existe. Todas têm valor igual. Achamos muito boa a ideia para seu trabalho, mas não conhecemos literatura que fale sobre o que você precisa. Em nossa Lista de Palavras, verbete bibliografia, se encontra a lista de nossos livros de consulta.

abreviatura

Como abreviar uma palavra que está no plural?”orientadoras”

Resposta:

Infelizmente não contamos com um professor de Língua Portuguesa em nosso grupo; só lidamos com Etimologia e não queremos arriscar uma resposta com escasso fundamento. Destarte, ficaremos devendo.

Origem de dineína

Nos estudos de neurofisiologia, vi a palavra “dineína”, uma proteína carreadora.
Qual sua etimologia?
Obrigado

Resposta:

Ela se formou a partir do Grego DYNOS, "força", mais a terminação típica das proteínas.

Dúvida

Qual a origem da palavra fundador?

Obrigada!

Resposta:

Ela vem do Latim FUNDATOR, "o que funda, que estabelece", do Latim FUNDATIO, “ato de instituir, alicerce”, de   FUNDUS, “vasto, fundo, a parte de baixo, alicerce, área de terra”.

Significado

Qual o significado da palavra IGNOYMIGNATA

Resposta:

Ela não pertence a nenhum dos idiomas que conhecemos. Pode nos falar mais sobre ela?
; ?>