Em: Consultório Etimológico

Adjutora

Deixe-me refazer a pergunta. Embora ache desnecessário. Quero saber a origem desta Palavra. E quando conhecemos a Origem, conhecemos o real significado dela. por isto ao fazer a primeira vez a pergunta, questionei como significado. So que significado tem mesmo no dicionário, mas infelizmente estes não são como os publicados antes de eu nascer, que eram verdadeiros compêndios etimológicos e continham todas as informações cabíveis.
por Exemplo, o Dicionário Brasieliero se ocupava de 4 p;aginas para explicar a origem da palavra diabo e mostrava toda sinonimia possível.
infelizmente senti-me um pouco ofendida com a resposta encontrada aqui para a minha questão, pois até hoje acreditava que este era um site sério, voltado ao esclarecimento de questões pertinentes e não a casa da mã Joana, onde todo mundo publiuca o que quer, que é o caso da maioria dos sites voltados a nossa amada Língua Portuguesa.
Mesmo assim, agradeço terem me reservado um espaço para a resposta óbvia.
Significados realmente se encontram no Dicionário, e encontrei aqui em casa, no Houaiss, Aurélio e Luft.
passar bem.
Elisabeth Lorena Alves

Resposta:

É a pura verdade, os dicionários comuns atualmente não costumam acrescentar os étimos. E mesmo os que o fazem muitas vezes o fazem de maneira pouco confiável.

De qualquer maneira, essa área em nosso idioma se mostra de notável carência quando comparada com outros idiomas europeus.

Mas veja, Elisabeth, a nós não cabe imaginar que uma pessoa está pedindo outra coisa que não seja o que ela disse. Você não sabe, mas é muito comum nos confundirem com um dicionário geral; por esta razão fazemos a explicação que infelizmente e de maneira totalmente indesejada a ofendeu.

E quanto à origem de adjutor, para selarmos as pazes, ela vem do Latim adjutor, “o que socorre, que auxilia, que ajuda”, de ADJUVARE, “ajudar, auxiliar”, formado por AD, “a”, mais JUVARE, “ajudar” propriamente.

¤ ¤ ¤