Em: Consultório Etimológico

O holandês, o idiotismo e a negação.

Estava eu lendo o artigo http://origemdapalavra.com.br/artigo/idiota/ e me ao me deparar com o exemplo de idiotismo não pude deixar de me lembrar de uma história contada por um antigo colega de trabalho.
Ele é holandês e falava português muito mal (aprendeu com aqueles cursos em que você compra CDs e fica escutando).
Certa vez me contou que ao chegar ao Brasil, achou que o povo aqui era muito grosseiro justamente por causa de um idiotismo.
Ele havia se dirigido até o balcão de informações do aeroporto e disse num péssimo portugês algo como “Poderia me dar um information?” no que a atendente lhe respondeu “pois não”, ele se virou e saiu achando aquilo um absurdo…
Claro que depois que ele aprendeu melhor passou a achar esta história uma verdadeira piada.

Outra coisa com a qual ele se atrapalhava bastante eram as negativas duplas como: “Não encontrei nenhum problema” ou “não quero nada”…
Bom, mas vamos voltar ao propósito daqui:

Inspirado nas histórias acima resolvi direcionar a pergunta para etimologias com base no contrário ou em negação de algo. Como em “Negócio” (os curiosos dirijam-se imediatamente a lista de palavras).
No início demorei a lembrar de alguma palavra que se enquadrasse, mas depois que comecei elas não pararam mais de vir à mente. pensei em amorfo, destruição, incauto, anacrônico, anarquia, anônimo, anestesia, antídoto, antártico, antipatia, anorexia e por aí vai…
Mas, como há um limite escolhi as 6 abaixo:

1 – Necessário
2 – Átomo
3 – Ametista
4 – amnésia
5 – Analgésico
6 – Amazonas (ok, eu sei que há duvidas se este é mesmo um caso de etimologia por negação, mas não podia deixar de provocá-los)

ps. a Laryssa anda mais sumida que eu não acham? Estou sentindo falta das perguntas dela…

Resposta:

1) Prá Lista de Palavras, Rodriguinho! Aproveite que a Tia Odete não está por aqui e talvez eu não vá entregar você.

2) Do Grego ATOMOS, “inteiro, não-cortado, não-dividido”, de A, negativo, mais TOMOS, “corte”, de TEMNEIN, “cortar”.

3) Lista de Palavras.

4) Do G. A, mais MIMNESKESTHAI, “relembrar, fazer lembrar”, forma reduplicada de MNASTHAI, “LEMBRAR”. 

5) Do G. A, mais ALGEIN, “sentir dor”.

6) Em etimologia popular, “Amazonas” e “Amazônia” se associam ao Grego  A-, “não”, mais MASTÓS, “mamas”, porque se dizia que as famosas guerreiras que atendiam por esse nome cortavam o seio direito para fazerem melhor uso do arco.

O que é besteira, porque já se demonstrou que esse órgão não é entrave para tal atividade. A origem proposta é o Iraniano HA-MAZ-AN, “quem luta junto”.

 

¤ ¤ ¤