Dom Casmurro

Bom dia.
Apesar da nocividade, que a falta de tempo associada à carga horária do trabalho formal representa para nossa saúde, não abro mão de duas atividades diárias: uma delas é observar — “cuidar de” — a natureza desenrolar a vida, e a outra é passear por este sítio etimológico no intuito de aprofundar minhas pesquisas.
Num desses passeios, me encontro com a questão apresentada por Matheus, de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, que em 23 de fevereiro de 2015 queria saber a etimologia de CASMURRO.
Na época a resposta foi dada como origem desconhecida.
No mesmo instante em que li, me ocorreu que já havia esbarrado com CASMURRO pelas avenidas das pesquisas e revirei minhas fontes.
Não posso dizer que bebi água limpa, pois a definição que encontrei, e foi em “Antenor Nascentes”; numa edição de 1955, descreve que “parece indicar”. Segue a transcrição na integra:
(Casmurro — A terminação parece indicar origem vasconça. O Espanhol tem CAZURRO, que a Academia Espanhola tira do Árabe CADZUR, “insociável”).
Talvez valha aprofundar um pouco mais, e considerar o uso pela Academia Espanhola.
Espero ter auxiliado, e agradeço as contribuições que nos garantem diariamente.

Resposta:

Estamos muito honrados em saber que somos sua companhia diária.

Há realmente muito material discrepante sobre essa palavra; ele foi consultado quando da outra resposta e optamos por informar que a origem é desconhecida porque não podíamos, em sã consciência, dar uma informação tão incerta.

Origem Da Palavra