Pergunta #10589

Boa tarde, verifiquei que vocês colocaram a origem da palavra “santo”como vinda de um deus adorado pelos romanos: sancus.
Mas percebi também que a palavra “consagrar” também originou da mesma fonte. E “consagrar” pode ter um significado bem próximo ao de “separar”. Por isso, pergunto novamente sobre a origem dessas duas palavras: “santidade e separação”. Já que, procurando na internet, encontro mais de um lugar que defende o significado de santo como separado, consagrado…

A palavra hebraica geralmente traduzida por santo, é a palavra “kadosh”, que corresponde à palavra grega “agios” que na origem significava simplesmente separado.

Obrigado,
Atenciosamente… Leandro.

Resposta:

Boas dúvidas, vamos esclarecer.

Nós demos o significado de “consagrar” para a palavra latina SANCIRE, que vem de SANCUS.
Mas não dissemos que “consagrar” deriva de SANCIRE. A gente tenta sempre usar uma palavra que tenha outra origem que não a de que se trata, por motivos de clareza.
“Consagrar” vem de “sagrar”, que vem de SACRARE, “tornar sagrado”, de SACER, “sagrado, dedicado, abençoado, amaldiçoado (estranho, mas é verdade)”.
É uma palavra que parece ser derivada de uma raiz do Indo-Europeu SAQ-, “unir, restringir, cercar, proteger”, o que é o caso de um juramento ou consagração.

A origem de “santidade” já demos. E “separação” vem do Latim SEPARARE, “colocar de lado”, de SE-, “fora, ao lado”, mais PARARE, “preparar, aprontar”, sem relação etimológica com a outra.

Aqui estamos falando de origens de palavras, não de significados que se superpõem.

Não encontramos menção à palavra grega HAGIOS ter tido o significado de “separado”. Essa palavra, que nem Homero nem Hesíodo conheceram, foi usada por Heródoto, desde o início com o significado de “sagrado, santificado”.

Origem Da Palavra